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O papel da proteína na recuperação muscular

Por: Fabiana Oliveira – Clínica, Esportiva e Neuropsiconutrição CRN 22100062 29.05 | Quarta-feira

Que a proteína é a queridinha dos amantes de atividades físicas, não é segredo pra ninguém. Na pirâmide alimentar este macronutriente é conhecido como alimento construtor, enquanto os carboidratos são considerados os alimentos para dar força e as gorduras alimentos energéticos extras. De maneira geral cerca de 50% do peso corporal de uma pessoa é constituído de proteína, dentre elas estão os hormônios, anticorpos, hemoglobina etc…  

As proteínas são essenciais para que o organismo funcione. Elas são formadas por agrupamentos de aminoácidos através de ligações peptídicas que se organizam dentro de nós em diferentes estruturas para realizarem várias funções. De forma geral as proteínas são responsáveis pela imunidade, contração e relaxamento muscular, nutrição dos tecidos entre muitas outras funções. 

Durante o exercício físico os músculos vão sofrendo lesões em suas fibras e as proteínas existentes neles começam um processo de degradação causando assim uma resposta inflamatória esperada 

A hipertrofia ou ganho de massa magra como falado por muitos, é exatamente o processo de cicatrização desta lesão, onde o organismo se encarrega de repor e reparar essas fibras musculares aumentando assim o tamanho do músculo. Mas para que esse processo ocorra é necessário que haja uma frequência de estímulo dos diversos grupos musculares por um determinado período e com cargas elevadas.  

Lembrando que também se faz necessário o período de descanso exatamente para dar tempo de a cicatrização ser eficaz. A proteína é o responsável por esta reparação tecidual, pois ela fornece aminoácidos necessários para a síntese proteica, que nada mais é que o processo que as células geram novas proteínas.  

Para os adeptos das práticas esportivas a baixa ingestão proteica pode ser um grande problema pois pode não acontecer a reparação total das fibras rompidas. Entretanto o excesso do consumo da mesma não gera bons resultados como se imaginam.  

O profissional responsável pelo cálculo da quantidade proteica necessária para a hipertrofia é o nutricionista. Nós avaliamos como um todo às necessidades de cada nutriente, o gasto energético de acordo com a modalidade exercida e a necessidade ou não da suplementação para que haja equilíbrio entre ingesta e gasto proteico para de alcançar resultados satisfatórios.  

É recomendado que se consuma fontes proteicas preferencialmente em todas as refeições em quantidades adequadas para favorecer todos os processos fisiológicos em que a proteína participa.  Fato é que num todo a alimentação equilibrada representa cerca de 60% em importância no processo de hipertrofia.  

Portanto seja gentil com você! Beba água, se exercite, coma comida de verdade, tenha com você profissionais que te elevará para um próximo nível. Se ame ao ponto de viver uma vida saudável! 

Beijo da nutri. 

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