Pular para o conteúdo
Cupom de 1ª compra WELCOME10
Frete grátis acima de R$ 249

Qual a diferença entre alimentos sem adição de açúcar e zero açúcar?

“Produto sem adição de açúcar” ou “zero açúcar”. Você provavelmente já deve ter se deparado com algum alimento que contenha essas informações na embalagem. Quando vemos ingredientes com essas descrições no supermercado, logo pensamos que eles são iguais por, aparentemente, não terem açúcar em sua composição.

Mas não é bem assim. Embora as terminologias sejam muito semelhantes, os produtos são distintos e entender a diferença entre eles é muito importante. Afinal, essa confusão pode nos levar, muitas vezes, a comprar um alimento que nem sempre é o que queremos.

Por saber que muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto às características dos produtos sem adição de açúcar e zero açúcar, trouxemos este artigo. Vamos mostrar as diferenças entre eles e dar dicas sobre como ler o rótulo dos alimentos para você não errar mais. 

Acompanhe!

Alimentos sem adição de açúcar: mantém o açúcar da matéria-prima

Quando encontramos produtos com a descrição “sem adição de açúcar” ou “sem açúcar adicionado”, significa que não houve a adição da substância durante o processo de fabricação. Mantêm-se apenas os açúcares naturais que compõem a matéria-prima.

Um doce de fruta, por exemplo, pode ter essa classificação se não houver nenhuma outra substância adicionada. Nesse caso, somente a frutose, um tipo de açúcar, é preservada.

Produtos sem adição de açúcar

Laticínios e frutas estão na lista dos produtos classificados como “zero adição de açúcar”. Ou seja, outros tipos de açúcares são preservados, mas não há adição de mais quantidade da substância. Para os demais ingredientes, ainda que estejam denominados nessa categoria, deve-se analisar o rótulo para verificar se, de fato, não há acréscimo de açúcar.

Confira alguns deles:

  • Queijo.
  • Carnes, pescados e derivados.
  • Chás em folha e café em pó.
  • Granola.
  • Barras de proteína.

Alimentos zero açúcar

Já os produtos “zero açúcar” não carregam nenhuma quantidade da substância em sua composição, nem mesmo os açúcares naturais dos ingredientes que os formam.

Segundo a Portaria SVS/MS Nº 27/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o alimento intitulado “zero” é isento de algum nutriente se comparado com a versão tradicional. Para atender a essa terminologia, ele pode apresentar, no máximo, 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do produto pronto para consumo.

Alimentos classificados como zero açúcar

A dica de conferir o rótulo dos alimentos também é válida para os que são intitulados zero açúcar. Pessoas diabéticas, por exemplo, devem dar uma atenção ainda maior na hora de selecionar os ingredientes.

Veja a lista dos que se enquadram nessa categoria (zero açúcar):

  • Legumes de folhas verdes (couve, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis).
  • Legumes verdes (quiabo, pepino, aspargo, chuchu, vagem).
  • Brotos (de bambu e feijão).
  • Tomate.
  • Cebola.
  • Cogumelos.
  • Couve-flor.
  • Carnes. 

E os alimentos diet, o que são?

Os alimentos diet são aqueles em que é retirado um dos seus componentes nutricionais (açúcares, gorduras, proteínas e outros) ou possuem uma quantidade mínima de até 5%.

Embora os produtos classificados com diet e zero se assemelhem, eles não possuem as mesmas características. O fato de não terem açúcar, por exemplo, não os isentam de conterem sódio, gordura ou outro componente. Por isso, é importante que no rótulo conste, além da descrição “diet”, o nutriente retirado ou substituído.

A indicação para consumo desses alimentos é voltada para pessoas com algum tipo de doença em que é necessário restringir ou controlar a ingestão de determinado componente, como pacientes diabéticos e hipertensos.

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, os produtos diet não são, necessariamente, menos calóricos que os convencionais. Alguns, inclusive, apresentam um nível calórico igual ou superior aos tradicionais, como os chocolates, por exemplo.

Como saber se o alimento tem açúcar em sua composição?

Embora muitos consumidores negligenciem o ato de verificar a lista de ingredientes dos produtos que compram no supermercado, essa é a melhor maneira de saber se eles atendem às suas necessidades.

É importante destacar que em um rótulo, os ingredientes estão descritos em ordem decrescente de quantidade. Assim, o primeiro da lista sempre é o que possui uma porção maior na composição do alimento.

No caso de um produto considerado zero açúcar, a substância não deve estar listada. Por isso, a nossa dica é: verifique SEMPRE o rótulo das embalagens. Se o seu chocolate zero preferido listar a presença de açúcar, isso significa que ele não é isento do componente e, portanto, não condiz com o que ele propõe.

O que mais observar na tabela nutricional dos alimentos

Além do açúcar, recomenda-se analisar outros componentes da tabela nutricional dos alimentos que compramos no supermercado.

  • Fibras: para ser considerado como fonte de fibra, é preciso que o produto tenha, pelo menos, 2,5 gramas por porção.
  • Gorduras: evite alimentos que contenham gordura trans. Nutricionistas alertam que, na tabela, ela geralmente consta como 0%. No entanto, na lista de ingredientes, a substância “está disfarçada” como gordura hidrogenada.
  • Sódio: o ideal é que a quantidade de sódio seja de 5% abaixo do valor diário de referência. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2g de sódio por dia.

Pronto! Agora que você já sabe a diferença entre os produtos sem adição de açúcar e zero açúcar, não se esqueça de conferir os rótulos dos alimentos para ter certeza de que é realmente o que você procura.

Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre esse universo da alimentação que é fundamental para a nossa saúde e uma vida surreal.

Continue nos acompanhando para mais dicas de como ter uma vida saudável e surreal!

anterior
próxima

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.