Pular para o conteúdo
30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

30% DE CASHBACK NO SEU PEDIDO

🌟

UTILIZE O CUPOMWELCOME10

🌟

Bebida alcoólica e vida saudável, saiba tudo

Por: Talita Camargos 01.11 | Terça-feira

É fato que o álcool permite uma sensação de relaxamento, gera prazer e está cada vez mais presente em confraternizações.

Apesar disso, não é possível utilizar a bebida alcoólica como promoção de saúde (até porque seu excesso pode desencadear dependência e o surgimento de várias doenças). 

Mas é possível levar uma vida saudável inserindo a bebida alcoólica nessa equação? Neste artigo vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre os efeitos do álcool em nosso organismo e como ele pode afetar na construção de massa magra ou perda de peso. 

Vamos lá? 

Como a bebida alcoólica influencia na construção de massa magra?

O consumo de bebidas alcoólicas prejudica o ganho do condicionamento muscular. Isso acontece porque essa ação prejudica o condicionamento muscular de fibras do tipo 2, que são responsáveis por atividades que demandam força em atividades como saltos e musculação.

Um estudo de 2017 foi feito no Journal of Strength and Conditioning Research sobre a síntese proteica dos efeitos do álcool após exercícios. Seus resultados mostraram que, em homens, o consumo de álcool após o exercício resistido atrapalhou a adaptação ou ganho muscular pós-exercício.

Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque o álcool afeta a sinalização de IGF-1 e mTOR, genes responsáveis pelo ganho de massa muscular.

Em mulheres, o quadro já foi diferente, apesar de não interferir nos genes, ainda assim prejudica a síntese proteica.

Você sabia que existe diferença em como o corpo da mulher se comporta na presença de bebida alcoólica? Continue acompanhando para saber como isso acontece.

No organismo feminino a situação muda

O uso abusivo de álcool está aumentando entre o público feminino e cresceu de 7,7%, em 2006, para 11% em 2018. A pesquisa da Vigitel considerou ingestão exagerada de bebida quando ela passava de quatro ou mais doses de uma única vez em períodos menores que 30 dias. 

Mulheres devem estar conscientes de que possuem menos enzimas para metabolização do álcool e menor volume sanguíneo, tolerando menos o consumo de bebida alcoólica.

Além disso, a quantidade de água no corpo feminino é baixa. Por isso, a substância fica mais concentrada no organismo. Assim, aumenta-se o risco de surgirem hepatite alcoólica, cirrose, doenças cardíacas e câncer de mama.

Mulheres que fazem consumo crônico de álcool são mais suscetíveis a doenças cardíacas relacionadas ao álcool do que os homens e podem sofrer lapsos de memória e outros danos cerebrais. Como também aumentam de 5% a 9% de chances de desenvolver câncer de mama do que mulheres que não bebem, segundo a Sociedade Americana de Câncer.

Afinal, qual é a bebida alcoólica mais saudável?

Equilíbrio é a chave de qualquer vida saudável e as bebidas alcoólicas não precisam ficar de fora dessa balança. Ter noção de suas calorias já nos ajuda a ter uma perspectiva macro de uma inseri-los na alimentação. 

Dessa forma, algumas bebidas são mais indicadas para quem está em processo de déficit calórico. Entenda:

Vinho 

Seja tinto, rosé ou branco, o vinho é uma das bebidas mais comuns do mundo e certamente você já deve ter ouvido: “um copo de vinho ao final do dia é a chave para uma boa saúde”.  E há verdade nessa frase. 

Alguns estudos indicam benefícios em ingerir o vinho tinto como a redução de colesterol e melhora na circulação sanguínea. Apesar disso, o vinho branco é o que possui menos calorias em comparação aos outros, soma cerca de 60 calorias por 150 ml.

Gin

O gin puro contém um teor calórico menor que o de outras bebidas. 50 ml de gin equivale a 130 calorias. A mesma quantidade de tequila e rum tem 110 cal. Para a vodca são 120 calorias a cada 50ml.

Além disso, a bebida contém pouco açúcar, principalmente o tipo London Dry, que utiliza o zimbro infusionado com álcool neutro e uma seleção de botânicos, sem a utilização de outras substâncias após a destilação.

Champagne

O Champagne também é um tipo de vinho, e por esse motivo, compartilha de benefícios semelhantes a essa bebida. 

Segundo pesquisas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o champagne pode melhorar a memória em curto prazo e até diminuir a demência em idades avançadas, (quando consumido aproximadamente 200 ml para as mulheres e entre 300 a 400 ml para os homens).

Qual o consumo seguro de bebida alcoólica?

A  Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma dose segura de 30 gramas de álcool para homens e 15 gramas para mulheres por dia. Esse valor equivale a duas taças de vinho ou 660 ml de cerveja para homens e a metade do valor para o público feminino.

Caso a pessoa seja portadora de diabetes, por exemplo, é recomendada a exclusão total do álcool, pois o consumo da mesma quantidade de bebida recomendada causa efeito inverso e pode provocar miocardiopatia alcoólica (dilatação do coração).

O que acontece com seu corpo após parar de tomar álcool?

Os efeitos do álcool assim que ingerimos são rápidos. Porém o mesmo não acontece com a saída da substância do nosso sistema. É por isso que sentimos ressaca, um desequilíbrio do organismo que marca a sobrecarga do fígado.

Após uma semana sem álcool, é possível observar pequenas melhorias como noites de sono restauradas, melhor absorção de nutrientes e menor risco de lesão no esportes, por exemplo.

Um mês sem álcool pode auxiliar na diminuição da gordura corporal em até 15%. Isso acontece devido à redução da gordura presente no fígado, já que não apresenta mais trabalho excessivo para metabolizar bebidas alcoólicas.

Em seis meses sem ingerir álcool, o corpo começa a perder gordura com mais facilidade, visto que os órgãos internos se livram de toda gordura causada pelo excesso de bebidas. A partir da marca de um ano sem bebidas alcoólicas, o corpo consegue proteger os órgãos internos contra doenças, desde uma simples gripe até a diminuição de chances de câncer. 

Posso consumir bebida alcoólica e ter estilo de vida saudável?

Equilíbrio e moderação são a chave do sucesso! Nessa situação não seria diferente. A BOLD sempre é a favor de adaptar a rotina saudável à sua realidade. É possível sim manter uma prática regular de exercícios físicos com o consumo moderado de bebida alcoólica (afinal ninguém é de ferro ). 

A recomendação é ficar atento ao tipo de bebida que você está colocando para dentro do corpo e ter conhecimento sobre como o consumo excessivo dessa substância pode causar efeitos maléficos ao longo prazo. Combinado?



anterior
próxima

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.