Quando se fala em suplemento, a primeira imagem que vem à cabeça são aqueles potes de whey protein, muito consumidos por pessoas que praticam atividade física, não é mesmo? Mas, apesar da popularidade, são poucos os que realmente sabem o que é essa proteína e, sobretudo, para que ela serve.

Talvez o “aumento de massa muscular” seja, para muitos, a principal finalidade do suplemento. No entanto, como mostraremos neste artigo, os benefícios vão muito além disso. 

Continue a leitura até o final e saiba os motivos pelos quais os atletas e praticantes de exercícios físicos tomam whey protein. Você verá que se aliado a hábitos saudáveis, ele pode promover muitos benefícios para o seu corpo!

O que é whey protein?

O whey protein é um suplemento feito a partir da proteína extraída do soro do leite, um subproduto obtido por meio do processo de fabricação do queijo. Para se ter ideia, essa substância é retirada da parte gordurosa do leite que coagula durante a produção do alimento. É no soro que estão concentrados os nutrientes e compostos que tornam o whey um suplemento com alta qualidade nutricional. 

Assim, além de possuir alfa-globulina e beta-globulina, o soro possui aminoácidos essenciais que participam de forma ativa na construção dos músculos e tecidos quando absorvidos pelo organismo. Para ser consumida, a substância passa por um processo de industrialização que dá a consistência de pó. Por isso, podemos dizer que o whey é formado pela proteína em pó, normalmente, saborizada. 

Propriedades do whey protein

O whey protein é um suplemento completo com alta qualidade nutricional. A proteína extraída do soro do leite contribui para que ele seja rico em compostos capazes de proporcionar muitos benefícios a saúde, como:

  • Aminoácidos: contém 20 aminoácidos essenciais na construção dos músculos e tecidos. 
  • BCAA: possui leucina, isoleucina e valina, responsáveis por auxiliar na reparação muscular, no aumento das proteínas e de energia durante os treinos. 
  • Cálcio: apresenta uma alta quantidade de cálcio em sua composição, por isso, pode trazer ótimos benefícios para a saúde óssea. 
  • O suplemento também contém baixo teor de carboidratos e gorduras. 
  • Rápida digestão e absorção no organismo.

Para que serve o whey protein?

O whey protein é uma fonte de proteínas para o nosso corpo. Por esse motivo, uma das suas principais finalidades é a de complementar as necessidades diárias desse nutriente quando não há o consumo suficiente pela alimentação. Porém, o suplemento também é usado para outros fins, como mostraremos nos próximos tópicos. 

Ganho de massa muscular

Talvez essa seja a função mais conhecida do whey protein. Há quem diga que ele é o queridinho dos atletas e pessoas que praticam atividades físicas, e com razão! Segundo a Mayo Clinic (EUA), uma organização sem fins lucrativos de serviços médicos, algumas evidências indicam que o consumo de proteína do soro do leite aumenta a força e a massa muscular quando parte de um treinamento é voltado para esses mesmos objetivos.

Esse ganho de massa ocorre pelos aminoácidos essenciais, que agem como um estímulo à construção dos músculos e contribuem com o seu aumento de tamanho e força. Dessa forma, o suplemento é uma arma poderosa para a hipertrofia, mas, claro, apenas se ele for alinhado aos treinos regulares e a uma alimentação equilibrada. 

Recuperação muscular pós-treino

Os nutrientes presentes no whey também auxiliam na recuperação dos músculos após os exercícios. Por ser uma proteína de alto valor biológico e de rápida absorção, seu uso faz com que ele acelere a regeneração das fibras musculares e se recupere em pouco tempo. Assim, o seu consumo é indicado, principalmente, para praticantes de atividades físicas intensas e depois dos treinos de musculação. 

Emagrecimento

Ao contrário do que muitos acreditam, a ingestão de whey protein não é recomendada apenas para quem deseja ganhar massa muscular. O suplemento também pode ser usado para emagrecimento se consumido regularmente, com uma dieta balanceada e supervisão de um nutricionista. 

Esse efeito acontece, primeiro, pela sensação de saciedade que ele proporciona graças à liberação do hormônio colecistocinina, responsável pelo controle de apetite e glicemia. Além disso, com o ganho de massa muscular, consequentemente, há uma perda de gordura corporal, o que influencia nesse processo de emagrecimento. 

Uma meta-análise publicada, em 2014, no Journal of the American College of Nutrition mostrou que suplementos de soro de leite diminuem, significativamente, a quantidade de gordura e peso corporal. Ao examinar um grupo de adultos, os pesquisadores perceberam que os resultados foram ainda mais satisfatórios entre as pessoas que combinaram a suplementação de whey protein com exercícios de resistência.

Outro benefício da proteína associada à perda de peso é acelerar a queima de gordura. 

Nutrição

O whey protein funciona como um aporte proteico diário. Por isso, pode ser consumido para suplementar a dieta de pessoas que ingerem uma quantidade inferior do nutriente e precisam recorrer a outras fontes proteicas para repor. Nesses casos, a sua ingestão, acompanhada de orientação profissional, é muito indicada. 

Outros benefícios do whey protein

É surpreendente como o suplemento pode ajudar o nosso corpo de diferentes formas, não é? E não para por aí! O whey protein ainda proporciona outros benefícios: 

  • Controla o colesterol ruim e a pressão sanguínea. 
  • Recupera lesões musculares. 
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Previne o envelhecimento precoce.
  • Aumenta a força e rendimento durante os treinos. 
  • Reduz o catabolismo e ajudar na função anabólica. 
  • Ajuda na cicatrização. 
  • E muito mais. 

Para quem o whey protein é indicado

A suplementação com whey protein é recomendada para quatro grupos principais. O primeiro deles, para atletas que praticam esportes aeróbicos de longa duração (corrida, ciclismo), e pessoas que buscam hipertrofia, ou seja, potencializar a força muscular. A proteína também pode ser consumida por quem busca emagrecer e pessoas que precisam aumentar seu aporte proteico. 

É importante lembrar que o tipo (concentrado, isolado, hidrolisado) e a quantidade de whey por dia deve ser definida de acordo com os objetivos pessoais e condições de saúde de cada um. Assim, um profissional deve orientá-lo sobre a escolha do melhor suplemento, o momento mais adequado e quantas gramas tomar para alcançá-los e se manter saudável.  

Barrinhas Bold com whey protein

Você que deseja experimentar nossas barrinhas ou que já faz parte do time de pessoas que a incluíram na sua rotina, sabia que elas possuem whey protein em sua composição? É isso mesmo!  As 20 gramas de proteína nos snacks são obtidas da seguinte forma: 

  • Nas barrinhas tradicionais, por meio do colágeno, whey e são extraídas proteínas do soro de leite. 
  • Nas opções veganas, a proteína é composta de arroz, soja e ervilha.

É por esse e outros motivos que elas são a melhor opção para os momentos em que você deseja um lanche saudável, gostoso e nutritivo. Além da proteína, as barrinhas são ricas em fibras, não possuem glúten e são zero adição de açúcar. Isso sem falar nos sabores surreais, escolhidos para agradar aos mais diversos paladares. 

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11 de maio de 2022 — Talita Camargos

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