Voltar aos treinos depois de uma pausa é mais fácil com estas 5 dicas, confira

 

Há quem diga que se fica um dia sem treinar sente falta. Mas os fins de semana, feriados e até períodos que exigem mais força em outras áreas podem afetar nossa rotina de atividades físicas e alimentação. No livro “Hábitos Atômicos”, o autor, James Clear, afirma que não existem hábitos blindados, em um momento ou outro sairemos do esquema. E, se você é um ser humano, nem precisa refletir muito para concordar com o escritor.

 

Porém, ele também diz que deixar de fazer exercício um dia (ou mais), comer alimentos fora daqueles recomendados não significa que tudo está perdido. Aliás, uma vida surreal inclui sair do plano de vez em quando, não é mesmo?

 

Mas como voltar aos treinos e a uma alimentação mais equilibrada depois de uma pausa? 

 

Vamos mostrar agora.

1.  TENTE SAIR DA ROTINA COM ESPORTES DIVERTIDOS

Feriados, férias e fins de semana pedem atividades diferentes. E por que não incluir esportes que também nos divertem? Pode ser um passeio de bike, uma trilha, escalada e muitos outros se você é do team aventura. Tais esportes ainda vão proporcionar contato com a natureza, paisagens maravilhosas.

 

Quando você voltar para a rotina, será mais fácil se mexer, mesmo que de outra forma.

Estímulos diferentes são excelentes para o corpo. Com o tempo, o organismo se adapta aos exercícios rotineiros, esse é um dos motivos pelos quais trocamos a ficha da academia, por exemplo. Claro, com o tempo, também conseguimos ir além.

2. APROVEITE OS PRAZERES DA MESA SEM NEURA (É DIFERENTE DE JACAR, HEIN?)

Já é comprovado que dietas restritivas aumentam o risco de compulsão. Por isso, o caminho mais indicado para voltar à rotina depois de uma pausa está no seu mindset. 

 

Tenha em mente que comida não diz respeito apenas a alimentar o corpo, mas a satisfazer desejos, alimentar a alma com comidas afetivas. Levar as barrinhas Bold nas viagens também evita que você opte por alimentos ruins. 

 

Dessa forma, conscientize-se sobre a forma correta de alimentar-se. Se você for adepta de uma alimentação restritiva, uma refeição fora do plano pode ser gatilho para compulsão. Assim, fica mais difícil voltar para a rotina de alimentação mais saudável. Não se prive de nada, inclua equilíbrio e saúde à mesa. 

3. É SEGUNDA, QUE PREGUIÇA! SÓ VAI, NÃO PENSE MUITO

O fim de semana, férias ou feriadão passaram. Pode até ser difícil voltar aos treinos, mas o quanto antes você fizer isso, melhor. E aqui vamos citar o livro “Hábitos Atômicos” novamente. O autor afirma que o problema não é furar o hábito, mas acreditar que sair da regra uma vez dá permissão para abandonar tudo. Os extremos são perigosos.

 

Além disso, sabemos que os hormônios do bem-estar são liberados quando nos movimentamos. Então, aquela preguiça dará lugar à satisfação por causa da liberação de endorfina. No final do treino, é possível que você até queira se exercitar ainda mais graças a sensação gostosa de se mexer.

4.HIDRATE-SE BEM: MENOS INCHAÇO, MAIS ENERGIA

Ao tomar água, estimulamos o bom funcionamento do fígado, rins e intestino, órgãos que ajudam a eliminar as impurezas.

 

Exagerou nos petiscos ou bebidas alcoólicas? Coloque a garrafinha de água na mesa e leve-a para todos os lugares que for para se hidratar.

 

Muitas vezes, o cansaço que sentimos é por desidratação. Costumamos tomar café nesses casos, mas não podemos nos esquecer da boa e velha água.

 

Sem água suficiente, o sangue fica mais espesso, o que prejudica a circulação. Por consequência, o transporte de oxigênio e nutrientes fica prejudicado, bem como sua energia. Esse líquido tão simples também ajuda a desinchar, por meio da produção de suor e outras secreções.

 

Chás também podem ajudar, bem como alimentos específicos. Porém, não esqueça nunca da água, ela é fundamental.

5. TREINO DE READAPÇÃO

Às vezes, é preciso dar um passo para trás para depois avançar. O treino de readaptação é uma estratégia especialmente interessante para quem quer voltar aos treinos depois de uma pausa mais longa. 

 

O ideal é contar com a orientação de um personal trainer. Mas, se você não tem um, pode diminuir as cargas e repetições. Optar por atividades mais leves também é uma boa estratégia para retomar.

 

O corpo tem memória, então, se você teve uma rotina de treinos por um tempo, é questão de retomar a frequência para conseguir avançar.

BUSQUE O BALDE QUE CHUTOU, SEMPRE RS

A vida não é igual todos os dias, felizmente, senão não seria tão legal. O importante é saber que um fim de semana com mais descanso para o corpo e comidinhas diferentes é normal, assim como é esperado que você volte à rotina. 

 

Se possível, inclua mexer-se como uma das formas de se divertir, mesmo que nas férias você faça atividades complemente diferentes daquelas de quando você está trabalhando.

 

Lembre-se sempre que neuras e extremos só nos distanciam de uma vida surreal e saudável 🙂

 

Continue com a gente para mais dicas!

18 de novembro de 2021 — BOLD Contato