Imagina se existisse algo que diminuísse a absorção de açúcar pelo corpo e que te mantivesse saciado por mais tempo? Existe e está longe de ser um suplemento em cápsulas. As fibras alimentares fazem isso e muito mais por sua saúde. É um macronutriente, por ser muito importante pelo corpo. Assim, alimentos com fibras devem ser consumidos todos os dias.

Quer saber mais sobre elas e como ingeri-las? Leia esse artigo até o final e nunca mais você vai querer ficar sem consumir fibras. 

O que são fibras alimentares?

São macronutrientes que não são absorvidos pelo corpo, mas fundamentais para a saúde. Trata-se de compostos vegetais, os quais são encontrados em diversos alimentos simples do dia a dia e nas melhores barras de proteínas, como as opções da Bold Snacks.

Benefícios de fibras alimentares

É impressionante como um macronutriente que não é sequer absorvido pelo organismo tem tantos benefícios, como você verá agora.

Adeus, prisão de ventre

Você sofre com intestino preso? Consumir mais fibras alimentares vai te ajudar a ter menos prisão de frente ou até eliminá-la. O macronutriente melhora o trânsito intestinal e aumenta o volume das fezes. Também facilitam a evacuação, especialmente quando a quantidade de água ingerida é adequada. Isso acontece porque assim lubrifica-se as fezes e intestino. Dá-lhe, fibras!

Alô, saciedade

As fibras não são absorvidas. Por isso, elas formam um gel no estômago, o que promove sensação de saciedade por mais tempo. Dessa forma, ao ingerir alimentos com fibras você vai sentir menos fome.

Regulação de açúcar no sangue, uau

Os carboidratos são necessários, são a principal fonte de energia para o corpo. No entanto, é necessário escolher os carboidratos complexos. Eles têm fibra na composição. Dessa maneira, impedem que a glicose seja absorvida muito rápido pelo corpo. Isso evita picos de insulina, fenômeno que pode causar diabetes, acúmulo de gordura, síndrome metabólica, dentre outros problemas.

Diminuição de colesterol e triglicerídeos, gosto

As fibras são capazes de diminuir a absorção do colesterol e triglicerídeos no intestino. É ainda mais vantajoso a longo prazo. Se você mantiver uma alimentação com alimentos ricos em fibra, seus exames têm mais chances de ficar em dia. Sua vida será surreal, saúde é energia para fazermos o que gostamos.

Eliminação de toxinas no intestino, aê

Com o intestino funcionando como um reloginho, as fibras são fundamentais para eliminarmos as toxinas por meio das fezes. O PH do intestino também fica mais equilibrado com o consumo delas.

Saúde da flora intestinal e gastrointestinal, tudo pra mim

As fibras são alimento para as bactérias boas, essencial para uma flora intestinal saudável. Elas também diminuem a inflamação no intestino e o aparecimento de doenças gastrointestinais.

Quantidade de fibras diárias: recomendação

25 a 38 gramas é a quantidade de fibras que um adulto deve ingerir diariamente.

Fontes de fibras

Há muitas opções saborosas, é possível consumi-las no café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários.

Frutas

Todas as frutas têm fibras na composição. Mas algumas têm uma quantidade maior, são elas:

  • Abacate.
  • Maçã.
  • Caqui.
  • Laranja e outros cítricos.
  • Goiaba.
  • Ameixa.
  • Banana.

Você pode fazer preparações com as frutas, mas quanto mais in natura você consomi-las, mais fibras serão preservadas.

Vegetais

A exemplo das frutas, todos os vegetais contêm fibras. As campeãs nesse macronutriente são:

  • Farinha de mandioca.
  • Couve.
  • Brócolis.
  • Cenoura.
  • Batata doce cozida.
  • Pimentão verde.
  • Abóbora cozida.
  • Abóbora crua.
  • Alface.

Grãos

  • Farinha de soja.
  • Feijão carioca cozido.
  • Feijão verde.
  • Lentilha cozida.
  • Ervilha.
  • Grão-de-bico.
  • Feijão preto.

Tipos de fibras

Há dois tipos de fibras alimentares, cada um deles traz conjuntos de benefícios diferentes, mas ambos são igualmente importantes, se complementam.

Solúveis

As fibras solúveis, como o nome indica, dissolvem-se na presença de água e formam um gel, o que aumenta a saciedade, retarda a liberação de glicose no organismo. São encontradas nas frutas, vegetais, grãos e alimentos com aveia, gérmen de trigo, cevada e centeio. 

A quantidade ideal de fibras solúveis por dia é de 6 gramas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Insolúveis

As fibras insolúveis não são se diluem em água, quando chegam no intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes. Elas funcionam como laxante natural. 

Assim, ajudam a evitar a prisão de ventre, hemorroidas e muitas outras doenças do trato intestinal. 

Cereais integrais, principalmente amêndoas com casca, sementes de chia e de linhaça, nozes, passas, casca de frutas e vegetais são alguns dos alimentos ricos neste tipo de fibra.

Aumente a ingestão de água

Fibras solúveis, principalmente, e água, formam uma dupla excelente para a saúde. Sem a água, o consumo de fibras pode causar flatulência.

“Se a pessoa ingerir fibras em excesso e não beber água, o que pode ocorrer é uma constipação e um dos sintomas pode ser o aumento na produção de gases, já que as bactérias se alimentam das fibras”, alertou a nutricionista Giovana Morbi ao site Cuidado pela Vida.

Barra de proteína com fibras

As barras de proteína são muito populares. Além da proteína, elas devem ter uma boa quantidade de fibra, como a barrinha Bold, com quantidades entre 4 e 5 gramas, a depender do sabor. De forma balanceada com carboidratos, gorduras e proteínas, vai ser ainda melhor para sua saúde.

O lanche rápido vai deixar você saciado por mais tempo, além de contribuir com todos os outros benefícios desse macronutriente. Como você viu ao longo do artigo, não são poucos, não é mesmo?

Para ter acesso a um alimento saboroso, com bons ingredientes e muita fibra alimentar, escolha seu sabor Bold favorito e leve uma de nossas caixinhas para casa. Na dúvida, peça uma caixa mista, com vários sabores.

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18 de novembro de 2021 — BOLD Contato