Nem muito, nem pouco, mas na quantidade certa. O equilíbrio da proteína na alimentação é o que o engenheiro de alimentos da Bold Snacks, Guilherme Costa Abid, defende. O grande problema é quando o macronutriente aparece de forma desequilibrada. Além disso, a dieta típica do brasileiro não supre as necessidades diárias de proteína.

Assim, na embalagem das barrinhas Bold você vê como um dos destaques os 20 gramas de proteína. Porém, esse nutriente está em equilíbrio com carboidratos, gorduras e fibras o que na grande maioria das vezes não acontece em outros produtos similares e outros.

Neste artigo, você vai entender bem porque é tão importante ter um bom aporte proteico e como inserir o macronutriente de forma deliciosa na sua rotina.

Importância da proteína

Primeiro, é preciso que você entenda o quanto a proteína é importante para a saúde e qualidade de vida. Esse macronutriente está em todos os órgãos do corpo humano, dos fios de cabelo às unhas do pé. É de proteína que são compostos os músculos. Elas também componhem os ossos e são essenciais na imunidade, pois anticorpos e enzimas precisam de proteína para se formarem.

As proteínas ainda são essenciais para bom equilíbrio hormonal, coagulação sanguínea e transporte de oxigênio.

Ou seja, não há boa saúde sem ingestão da quantidade adequada de proteínas, não é mesmo?

Equilíbrio com outros macronutrientes

Para o engenheiro de alimentos da Bold, o maior problema dos alimentos é o desequilíbrio dos macronutrientes — proteínas, carboidratos e gorduras. São substâncias que todos os seres humanos devem ingerir em maior quantidade para manutenção da vida, no entanto, devem estar presentes na quantidade adequada. Uma boa alimentação tem todos eles em equilíbrio.

“Se você analisar um pacote de biscoitos, verá que ele é composto, basicamente, de açúcar e carboidratos. O macarrão, por exemplo, é carboidrato puro, quando é integral, ainda tem um pouco de fibra”, afirma Guilherme.

Conscientizar-se sobre a importância das proteínas não quer dizer que temos que começar a correr atrás apenas de alimentos ricos no nutriente apenas. Significa, na verdade, que devemos analisar os demais macronutrientes também.

Tipos de proteína

Há um mito de que as proteínas estão presentes apenas nas carnes ou que as outras fontes desse nutriente não são tão boas. Felizmente, isso não é verdade, tanto que na Bold garantimos as 20 gramas de proteína nas barrinhas veganas também. Os vegetarianos também conseguem suprir a porcentagem necessária desse macronutriente, desde que eles deem atenção para sua alimentação.

É fato que as fontes animais têm maior quantidade de proteína. A cada 100 gramas de carne de frango é possível obter 32,8 gramas de proteína. Já a mesma quantidade de grão-de-bico, uma das fontes veganas com maior porcentagem de proteína, possui 21,2 gramas do macronutriente. Porém, os veganos e vegetarianos não precisam abrir mão de seus valores para suprir a demanda de proteína.

O mais indicado é que os vegs tenham apoio de uma nutricionista para viverem de acordo com suas crenças e tenham um corpo mais saudável, assim como aqueles que comem carne. Ausência ou presença de proteína animal não é garantia de boa saúde.

Alimentos ricos em proteína

Como adiantamos acima, as carnes são mais proteicas que os vegetais. Os derivados de leite também apresentam alto teor de proteínas. Entre as fontes veganas, destacam-se as leguminosas e castanhas.

Para obter o teor mínimo de proteínas por dia, o ideal é contar com acompanhamento nutricional, seja você vegetariano, vegano ou não.

Bold Snack: 20g de proteína deliciosa

Na Bold, a proteína é obtida de duas maneiras.

  1. Nas barrinhas tradicionais, há colágeno, Whey e são extraídas proteínas do soro do leite.
  2. Nas opções veganas, a proteína é composta de arroz, ervilha e soja.

Nós destacamos a quantidade de proteína na Bold porque como o nome do produto indica, é uma barrinha proteica. Além disso, o nutriente é destaque para quer mais músculos, um bom metabolismo basal e saúde, de forma geral. Mas junto a esse importante macronutriente, há outros presentes, gorduras e carboidratos, além de fibras. Veja como é equilibrado:

  • 20 gramas de proteína
  • 19 gramas de carboidrato
  • 10 gramas de gorduras
  • 5 gramas de fibras

Para termos comparativos, a composição de outra barrinha no mercado, com a mesma quantidade de calorias, é 90% açúcar.

Ah, e a Bold consegue ser ainda mais saborosa, pode perguntar a quem já provou ou experimentar para comprovar.

Quantidade diária de proteína

De acordo com Guilherme, 1,5 gramas de proteína por quilo é suficiente para suprir as demandas do corpo. 

“A literatura científica recomenda essa quantidade, mas, como sempre falo, veja o equilíbrio dos outros nutrientes”, ressalta o engenheiro de alimentos.

Tudo em equilíbrio: perigos do excesso e falta de proteína

Como você viu no início desse texto, a proteína está presente em diversos processos do nosso organismo. Consumi-la abaixo da quantia recomendada pode resultar em problemas para os hormônios, transporte do oxigênio, imunidade.

Além disso, como ela é essencial para desenvolvimento e manutenção da massa muscular, quem não consome a quantidade adequada terá mais dificuldade para manter um peso saudável.

“Quem tem mais músculos possui um metabolismo basal maior. Ou seja, queima mais calorias em repouso. A proteína também ajuda na moderação do apetite”, afirma Guilherme.

Inclua a proteína de forma deliciosa

As pessoas descobriram na Bold uma forma surreal de consumir proteínas. Ela é saborosa, tem 12 sabores e ainda pode ser usada em diversas receitas. Ter uma barrinha nossa na bolsa, além de representar ingestão de proteínas, evita que você faça más escolhas na hora que a fome apertar.

Guilherme ainda conta que há muitas preparações com o suplemento Whey Protein, os quais enriquecem bolos e outras preparações.

Mas você também pode ter proteína em todos os momentos do dia, como vamos mostrar a seguir.

Café da manhã

Ovos mexidos, leite e derivados, como iogurte e queijos, são uma excelente opção para quem quer começar o dia com proteína no prato. Para os veganos, o humos, feito de grão-de-bico, é um ótimo acompanhamento de pães veganos. O Tofu também é uma boa pedida.

Almoço

O nosso famoso arroz e feijão têm proteínas. Para quem come carne, uma opção saudável é o frango que tem mais proteínas do que as carnes vermelhas, mas elas também podem entrar no cardápio.

Lanche

Castanhas, iogurte, leite e queijos são bons lanches proteicos. A Bold também é um lanche e tanto, principalmente quando você estiver com vontade de comer algo surreal.

Jantar

Você pode fazer algo parecido com o almoço. Para quem gosta de opções mais leves, um salmão grelhado, uma salada de quinoa vão fechar o dia de forma deliciosa.

Receitas proteicas com Bold Snacks

Além dos 12 sabores de Bold Snack, nossa barrinha pode ser ingrediente de boas opções de sobremesa ou lanches. Aqui no blog sempre tem uma receita surpreendente. Você pode começar a planejar a próxima refeição proteica com Bold agora mesmo, veja nossas receitas fit.

18 de novembro de 2021 — BOLD Contato