Se você está em processo de emagrecimento ou hipertrofia, além de se exercitar de forma estratégica, deve escolher um pré-treino que te coloque mais próximo dos seus objetivos. Ele é fundamental para tirar o máximo proveito do esporte ou atividades físicas. 

O pós-treino também proporciona bem-estar, já que atua na recuperação do corpo. Assim, você não vai se sentir tão cansado caso se alimente da maneira correta. Então, é preciso dar atenção a ele. 

E embora muita gente complique a alimentação depois dos treinos, vamos te mostrar que é possível fazer um lanche simples, saboroso e eficaz quando você finalizar seus exercícios. 

Por que o pós-treino é importante?

Antes de iniciar sua ficha, o pré-treino é fundamental para termos energia e evitar que o corpo inicie processos prejudiciais ao ganho de massa magra. A alimentação pós-treino também proporciona esse benefício e muitos outros, como vamos mostrar em detalhes. 

Recuperação muscular

Durante o esforço do treino as fibras musculares se rompem. A regeneração ocorre cerca de 48 horas após a finalização da atividade. Nós podemos dar uma força para a recuperação de nossos músculos com um pós-treino rico em proteínas e micronutrientes como magnésio e cálcio. Assim, você vai se sentir menos cansado e ter melhores resultados com os exercícios. 

Ganho de massa muscular

O corpo continua a trabalhar depois que paramos de nos exercitar por causa do exercício que terminamos de fazer. Uma ótima notícia, não é mesmo? Sim, principalmente se você escolher o lanche certo após o treino. A exemplo do que acontece quando nos exercitamos, o corpo precisa de energia. 

Se você não fornecer energia suficiente, o organismo inicia o processo de catabolismo muscular. Ou seja, ele retira o glicogênio dos músculos. Caso você se alimente da maneira correta, o efeito é contrário, o corpo construirá a massa magra com muito mais facilidade. 

Reposição de energias

Terminou o treino cansado? Nem precisamos explicar porque, não é mesmo? Você precisa ingerir carboidrato para se sentir disposto novamente. Então, arrase nas escolhas e mande a fadiga para longe. 

Hidratação

Perdemos muito líquido quando nos exercitamos. Taí o suor que não nos deixa mentir. Um corpo desidratado é ruim para todo organismo e ainda te deixa mais cansado. A água é muito importante para que você se sinta disposto e para todos os processos funcionarem perfeitamente. Beba água e líquidos saudáveis no pós-treino!

Qual o melhor pós-treino?

O melhor pós-treino é aquele que repõe as energias, evita o catabolismo, colabora com a construção de músculos e proporciona bem-estar. O lanche pós-treino também precisa ser gostoso para você. Assim, torna-se um momento de satisfação dentro da busca por uma vida incrível. 

Entre as opções, vamos te mostrar os benefícios de alguns lanches pós-treino. 

Barra de proteína Bold

20 gramas de proteína, 14 gramas de carboidrato, 4 gramas de fibras e 11 de gorduras. Essa é a composição de uma barrinha Bold e todos os macronutrientes essenciais para o organismo, estratégicos no pós-treino. Sem contar que nossas barrinhas são deliciosas, quem já provou não nos deixa mentir. 

Ela é ideal para quem não tem tanto tempo para preparações. Assim, você pode levar na mochila e comer logo após o treino. Não se esqueça de encher a garrafinha com água para se reidratar. 

Sucos naturais

Os sucos naturais vão ajudar na reidratação e na ingestão de vitaminas e sais minerais. O açúcar das frutas, frutose, também ajudam na reposição da energia. O ideal é tomá-los sem adição de açúcar. 

Tome os sucos naturais no pós-treino acompanhado de fontes de carboidrato e proteína, como sanduíches naturais, omelete e outros.  

Sanduíche de ovos ou carnes

Olha que alimento gostoso e nutritivo para fazer dupla com os sucos naturais. O pão garante o aporte de carboidratos, ovo ou carnes ou de proteína. Escolha seu recheio proteico preferido. Se você tem como objetivo perder peso, prefira os pães integrais, eles aumentam o tempo de saciedade e têm mais fibras na composição. 

Panqueca de banana com aveia

Soou muito americano para você e complicado? É muito simples de fazer, já mostramos a receita, com 3 ingredientes na nossa editoria de receitas saudáveis. Ela é bem proteica devido ao ovo e aveia, que também é fonte de carboidrato. O potássio e magnésio são bem interessantes na recuperação muscular e prevenção de câimbras. Experimente e fale para a gente se não é bom demais? 

Para acompanhar, um suco natural bem nutritivo e gostoso!  

Vitaminas com whey protein

No pré-treino, é melhor evitar os líquidos, principalmente quem sofre com refluxo. Depois da realização dos exercícios, a recomendação é oposta. Assim, as vitaminas são excelentes. 

Você pode acrescentar whey protein para deixá-las mais proteicas, as frutas trazem um mix de sais minerais e vitaminas. É prático e facilita a ingestão para quem não sente tanta fome após treinar. 

Suplementos pós-treino

Como você viu, há muitas opções de alimentos simples para ingerir depois do treino. Também há suplementos que podem ser interessantes para esse momento. No entanto, nesse caso, não consuma por conta própria, consulte um nutricionista. 

O ideal, de toda forma, para uma prescrição, até dos alimentos que indicamos, é passar pelo crivo de um especialista. Mas, para as opções sintéticas, ele é indispensável. 

Quando fazer lanche pós-treino?

A recomendação dos especialistas é que o lanche pós-treino seja realizado em até 45 minutos para que todos os efeitos sejam sentidos em seu potencial máximo. Assim, quando terminar sua atividade, reserve um tempo para repor todos os nutrientes e ter um momento delicioso. 

Acesse nossa seção de receitas fit, há diversas opções que se encaixam nos pré-requisitos de um bom pós-treino. 

Bold para pós-treino

Entre as opções de pós-treino, a Bold é aquela opção prática e surreal de gostosa, além de nutritiva. Veja nossos sabores incríveis de barrinha proteica e tenha o lanche pós-treino perfeito para você.

Agora que você já sabe como deve ser o pós-treino, descubra quais as características do pré-treino perfeito. Esses lanches, que parecem tão simples, fazem toda diferença. Fique atento e faça boas escolhas! 

16 de novembro de 2021 — Gabriel Ferreira