A panqueca de banana fit é uma receita muito fácil e repleta de benefícios. Além da praticidade para prepará-la, essa panquequinha é versátil. Vai bem no café da manhã, no lanche da tarde, pré ou pós-treino. 

Com apenas três ingredientes, você ainda pode incrementá-la e torná-la um prato bem bonito. Fica ótimo para comprar a mesa, transforma-se em um item quase que decorativo. 

Então, vamos à receita. 

Ingredientes:

  • 1 banana 
  • 2 ovos 
  • 2 colheres de farinha de aveia 
  • Canela a gosto (se você curtir) 

Modo de preparo:

  1. Amasse a banana, acrescente os ovos e a farinha de aveia. Polvilhe canela (opcional).
  2. Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. 
  3. Unte a frigideira com azeite ou óleo de coco. 
  4. No fogo baixo, coloque a mistura. 
  5. Deixe fritar de um lado, depois, vire para o outro. 
  6. Retire quando dourar e a panqueca ganhar consistência.

Dicas para a panqueca fit de banana ficar ainda mais saborosa

Essa paquequinha fica surreal com mel por cima. Vai ficar um pouco mais calórico, mas, relaxe, o mel vai muito além das calorias. Tem propriedades anti-inflamatórias, melhora a imunidade, acalma a tosse e deixa a vida muito mais gostosa, né? 

Quanto mais madura a banana, mais doce essa receita fica. Então, se seu paladar ama doce, escolha as frutas mais maduras. 

Se você gosta de comer com os olhos, adicione algumas rodelas de banana e morango por cima 🙂 A acidez do morango com o docinho da banana tornam a panqueca fit muito mais gostosa. 

Benefícios da panqueca fit

Os ingredientes saudáveis trazem diversos benefícios para o organismo, como vamos mostrar. Assim, essa receita fica muito mais interessante. 

Triptofano: aliado do bom-humor e muito mais

A banana, presente na panqueca fit de banana, tem triptofano. Ele é um aminoácido essencial. Ou seja, o corpo não consegue produzi-lo. Porém, ele é muito importante para o corpo. Isso porque essa substância é fundamental para a sintetização da serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”. Assim, a banana dá aquele up no bom-humor. 

Outros benefícios: 

  • Menos ansiedade 
  • Melhora do sono
  • Melhora a memória

A banana tem outros macro e micronutrientes importantes: fibras, potássio, vitaminas, antioxidantes e carboidratos. Evita câimbras por causa do potássio, aumenta a saciedade devido às fibras e eleva os níveis de energia, graças ao carboidrato. 

Termogênico

Se você adicionar canela em sua panqueca de banana fit, terá um alimento termogênico. Ou seja, o metabolismo acelera. Claro, ela, como qualquer outro alimento, não vai te levar ao emagrecimento sem uma alimentação equilibrada e exercícios físicos na rotina, dentre outros fatores. 

A canela ainda é antibacteriana, aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, essa propriedade evita acúmulo de gordura. Contém antioxidantes – favorecendo o combate dos radicais livres. Eles são responsáveis (em parte) pelo envelhecimento e processo de adoecimento.   

Controle de glicose no sangue

Uma das propriedades mais interessantes da aveia é a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue. Esse cereal também melhora o trânsito intestinal, a saciedade e tem diversos nutrientes importantes para nossa saúde. Fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. 

Saciedade

A aveia tem carboidratos complexos, de absorção lenta. Isso aumenta a saciedade de quem consome o ingrediente. Os ovos e a banana também colaboram para essa característica dessa deliciosa panqueca fit. 

Mais receitas saudáveis

Nossa editoria de receitas fit é recheada de pratos incríveis, com ingredientes integrais, cheios de nutrientes essenciais para nosso bem-estar e saúde. Em diversas delas, as barras proteicas da Bold tornam-se um ingrediente que faz toda diferença. Confira!

17 de novembro de 2021 — BOLD Contato