Se há algo quase unânime é o chocolate. Mas sabemos que além do sabor e pontos positivos para a saúde, a versão ao leite exige alguns cuidados devido à quantidade de açúcar, calorias e gordura trans (presente na maioria das barras). Agora, imagine uma alternativa com esse sabor tão amado, sem açúcar e as substâncias adicionadas durante o processo de industrialização dos chocolates? 


Existe, é o nibs de cacau. Trata-se de uma versão bastante amarga. Porém, ao se tornar um dos ingredientes de boas receitas ele colabora com o sabor e mais ainda com sua saúde. É uma das melhores formas de consumir um derivado do cacau. 


Neste artigo, vamos mostrar importantes informações sobre o nibs. Fique com a gente, adicione sabor e benefícios na sua vida.  

O que é nibs de cacau? 

O nibs de cacau é uma das formas mais puras de se consumir a fruta matéria-prima do chocolate. Eles não têm adição de substâncias, são triturados, torrados e passam por fermentação. O sabor é amargo e o nibs tem alto valor nutritivo, sem alguns pontos negativos do chocolate ao leite. 


Para quem gosta de alimentos crocantes, o nibs de cacau também é uma ótima pedida. É mais amargo. Assim, para quem não é tão familiarizado a alimentos pouco doces, a melhor alternativa é adicionar o nibs às receitas. 

Como consumir nibs de cacau? 

O nibs é bastante versátil, pode ser consumido de diversas formas. 

Substituto do chocolate em receitas fit 

Para dar aquele toque crocante às receitas, como cobertura de um sorvete fit, por exemplo, o nibs de cacau é uma excelente opção. Ele também pode ser misturado com massas de bolo ou em cremes e mousses. 


O nibs de cacau contém 48% de manteiga de cacau. Por isso, ele derrete bem. Porém, não totalmente, fica grudado à estrutura do nibs. Leve esse fator em consideração para acrescentá-lo em suas receitas.  

Tira-gosto 

O nibs de cacau pode ser consumido in natura como tira-gosto. Algumas cervejas harmonizam bem com ele, são aqueles que dão um bom match com chocolate. Deixar uma tigela com nibs de cacau na mesa do encontro com amigos pode ser uma boa pedida. Mas avise a todos que é amargo. Então, quem não gosta desse sabor precisa ir com calma ao experimentar. Talvez, ao dizer que também tem um quê de chocolate, as pessoas se joguem nesse aperitivo e pelo menos experimentem. 

Lanche 

Você não está sozinho na vontade de beliscar durante o dia ou fazer pequenos lanchinhos. Comer um pouco de nibs, com café, leite ou puro, é uma opção saudável e saborosa. Que tal experimentar? 

Bold com nibs de cacau

Uma das maneiras mais gostosas de consumir nibs de cacau é nas barrinhas Bold. Para nós, é o jeito mais saboroso. Mas como somos suspeitos, vamos deixar você provar e tirar as próprias conclusões. Temos duas barras proteicas com o nibs, Bold sabor trufa de chocolate e floresta negra (edição limitada, confira se ainda está disponível em nossa loja). 


Além dos benefícios do nibs de cacau, você obtém todas as vantagens da Bold para saúde e uma vida surreal, como sabor indescritível e aquele up no aporte protéico diário. 

Nibs de cacau X chocolate amargo e ao leite 

O nibs de cacau é diferenciado porque não tem acréscimo de açúcares e outras substâncias, como a tão prejudicial gordura trans, ao alimento, ao contrário do chocolate ao leite. Para os intolerantes à lactose, é uma opção, pois não leva leite. 


Quem busca alimentos mais saudáveis, experimentá-lo é uma excelente alternativa, pois não é tão processado. A torra, fermentação e outras fases para obtê-lo são processos naturais e benéficos para a saúde humana. 


O valor nutricional é praticamente o mesmo do chocolate 100% cacau. O que muda é a forma do nibs para essa opção de chocolate. Como os pedaços são pequenos, é mais fácil consumi-lo para quem não consegue comer alimentos amargos. E como mostramos, ele fica ótimo adicionado a diversas receitas. 

Benefícios nibs de cacau 

Encontramos ao menos 5 benefícios do nibs de cacau para o corpo. O chocolate também é benéfico, quando consumido moderadamente e nas versões corretas, mas o nibs traz a vantagem de não ter alto teor de açúcares e substâncias adicionadas no processo industrial. 

Controle do colesterol e índice glicêmico

O nibs de cacau tem alto teor de fibras e é um alimento sem açúcar. Por isso, o índice glicêmico dele é mais baixo. Por conter muitas fibras, ele ajuda no controle do colesterol. Assim, é excelente para diabéticos e para quem quer controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.  

Humor e disposição

Essa delícia crocante contém triptofano, importante para estimular a produção de serotonina. Esse neurotransmissor é essencial para regular o apetite, sono e estresse, três pilares do bem-estar. Assim, quem consome nibs de cacau, junto a uma dieta balanceada, tende a sentir melhora no humor e disposição. 

Antioxidantes: importante para erradicar envelhecimento das células e fortalecer o sistema imunológico

Combater o processo de envelhecimento das células é muito importante não só para não sentir os efeitos do tempo na aparência, mas para melhorar a saúde. Os antioxidantes, presentes no nibs de cacau, combatem os radicais livres, o que reduz chances de mutação das células, processo relacionado até mesmo ao câncer. 


Consumir antioxidantes também fortalece o sistema imunológico, essencial para não adoecermos ou nos recuperarmos mais rápido e melhor. 

Saúde da pele e cabelos 

Nibs de cacau contêm flavonoides, um tipo de antioxidante relacionado à saúde da pele e cabelos. 

Fonte de sais minerais importantes 

Magnésio, Potássio, Cálcio e Fósforo, essa é a lista poderosa de sais minerais presentes no nibs. Eles são importantes para diversas funções do organismo.

Qual quantidade de nibs de cacau consumir por dia?

Sim, ele é saudável, mas isso não significa que o consumo está liberado. Comê-lo quando bate a vontade de beliscar algo pode ser uma armadilha. Assim, tome cuidado com a forma e quantidade de nibs ingerida por dia. Coma com moderação. 


Ficou com vontade de experimentar o nibs e os benefícios na saúde? Comece pelas barras sabor Floresta Negra e Trufa de Chocolate. Compre em nossa loja on-line já! 

13 de janeiro de 2022 — Talita Camargos

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