Muitas vezes, com a rotina intensa e falta de tempo, acabamos optando sempre pelos mesmos alimentos no café da manhã e por pratos pouco diferenciados no almoço e jantar. O problema é que essa prática de optar pelo mesmo cardápio (muitas vezes restrito), chamada de monotonia alimentar, pode trazer riscos à nossa saúde.

Sabe aquela velha dica dos nutricionistas de que “quanto mais colorido for o prato, melhor?” Então, ela nos é dada por um motivo que vai muito além da preocupação com os números na balança. A variedade de alimentos permite uma ingestão mais equilibrada de nutrientes. Dessa forma, ao comer sempre as mesmas comidas, você acaba por não ter acesso a todos os nutrientes que seu corpo precisa.

Neste artigo, vamos mostrar os perigos da monotonia alimentar e maneiras práticas e saudáveis para fugir dela. Fique com a gente até o final e saiba como variar o seu cardápio para receber todos os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do seu corpo.  

O que é monotonia alimentar?

Muitas vezes, seja por falta de tempo, criatividade ou pela busca de praticidade, optamos sempre por cozinhar as mesmas receitas no café da manhã, almoço e jantar. Ou, ainda, compramos alimentos que já fazem parte do nosso cardápio e escolhemos os mesmos pratos em restaurantes.

Apesar de parecer irrelevante, essa mesmice é uma grande armadilha para a qual os nutricionistas e nutrólogos chamam bastante atenção. Trata-se de uma prática conhecida como monotonia alimentar. Ela acontece quando priorizamos a ingestão apenas de determinados grupos alimentares, seja por comodidade ou por alguma restrição.

Em uma dieta em que o objetivo é o ganho de massa muscular, por exemplo, é muito comum o consumo frequente de frango e batata-doce. O mesmo acontece em dietas mirabolantes e altamente restritivas em que se permite comer apenas alguns alimentos.

A verdade é que por mais saudável que uma refeição seja e por mais que você goste de um certo ingrediente, o ideal é não repeti-lo com tanta frequência e dar espaço para novas experiências alimentares, novos sabores. O motivo? Mostraremos a seguir. 

Por que a monotonia alimentar é inimiga da alimentação saudável?

De acordo com especialistas, 60% das calorias ingeridas pela população mundial são provenientes de apenas quatro alimentos: arroz, trigo, milho e batata. Além disso, segundo o doutor Vandely Kinupp, especialista em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), das mais de 30 mil espécies vegetais existentes, nós consumimos entre 100 e 150 delas.

É claro que comer os alimentos que mais gostamos é maravilhoso. No entanto, a monotonia alimentar é considerada uma grande vilã quando pensamos em hábitos saudáveis. Isso porque, ao ingerir sempre os mesmos ingredientes, o seu corpo pode não receber todos os nutrientes que precisa para continuar funcionando bem. Como consequência, o organismo se torna predisposto a ter algumas deficiências nutricionais, principalmente de vitaminas e minerais.

Por outro lado, o organismo sofre com os exageros dos macros e micronutrientes consumidos na dieta, o que pode causar sérios problemas de saúde, começando pelo desenvolvimento de doenças.  

Desenvolvimento de doenças

As doenças podem ser causadas tanto pela deficiência quanto pelo excesso de nutrientes. No primeiro caso, o baixo consumo de cálcio, por exemplo, pode levar ao surgimento de distúrbios ósseos durante a velhice, como a osteoporose. A falta de ferro pode causar anemia.

Já a ingestão excessiva de determinados grupos alimentares, especialmente se apresentarem um alto teor de gordura, pode ocasionar problemas como colesterol alto, diabetes, triglicerídeos elevados e hipertensão. 

Compulsão e comportamentos alimentares exagerados

Outra consequência da monotonia alimentar é a compulsão e o desenvolvimento de comportamentos alimentares exagerados. Afinal, quando comemos apenas um grupo de alimentos, a tendência é que na primeira oportunidade de consumir ingredientes fora do cardápio seu corpo ignore os sinais físicos de saciedade e te permite comer além do necessário.

Dessa forma, para manter o corpo e mente saudáveis, é importante ter uma alimentação variada e consumir ingredientes de diferentes grupos alimentares. Tanto macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras e fibras) quanto micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Lembre-se que cada alimento possui uma composição específica e, portanto, valor nutricional diferente. Por isso, é preciso dosar para haver equilíbrio. 

Dicas para parar de vez com a monotonia alimentar

O segredo da boa nutrição é a diversificação, certo? No entanto, para chegar a esse resultado é necessário fugir da monotonia alimentar e mudar alguns hábitos na sua rotina. 

Compre alimentos diferentes

Não há como manter uma alimentação variada se você se restringe a apenas alguns ingredientes. Por isso, quando for ao supermercado, procure comprar alimentos diferentes daqueles que está acostumado.

Se o seu cardápio se limita apenas a certas proteínas, busque comidas que ofereçam outros nutrientes para uma nutrição equilibrada, de acordo com o que o seu corpo precisa. 

Consuma frutas, verduras e legumes da estação

Consumir alimentos da estação é uma ótima dica para evitar a monotonia alimentar. Além de fornecer novos nutrientes ao seu corpo por comer outras frutas, verduras ou legumes, por serem de determinada época do ano, eles tendem a ser mais fresquinhos, nutritivos e baratos. 

Quanto mais colorido, melhor!

Quanto mais colorido for o seu prato, mais nutrientes ele oferecerá ao seu corpo e mais saudável será. Uma dica interessante é diversificar os preparos dos alimentos que vão em cada refeição. Isso pode ajudar a não enjoar da comida e a explorar cada vez mais o seu paladar.

Além disso, a vantagem é que essa regrinha do prato colorido vale para todas as idades, até para as crianças. 

Use as barrinhas Bold em diversas receitas e preparações

Nossas barrinhas também podem te ajudar a fugir da monotonia alimentar. Para aqueles momentos em que um doce é tudo que você precisa ou para dar um up nos treinos, elas são uma opção incrível. 

 Além de serem surreais no sabor, as barrinhas Bold têm 20 gramas de proteína e podem ser usadas em diferentes preparações. Browniessorvetes, creme de amendoim e muitas outras receitas. Caso prefira algo mais rápido e prático, basta colocá-las por alguns segundinhos no micro-ondas. A textura e o sabor são surpreendentes. Você pode comprá-las aqui. 

Viu só? Ter uma alimentação saudável e evitar a monotonia alimentar não precisa ser difícil. Com apenas algumas mudanças na rotina já é possível aproveitar o melhor de cada ingrediente.

Pronto para começar essa mudança? 😉

18 de novembro de 2021 — BOLD Contato