Uma combinação tentadora de chocolate e chantilly, com um contraste maravilhoso de cereja e destilado da fruta. Difícil encontrar alguém que resista a essa delícia, não é?

Mundialmente conhecido como floresta negra, esse sabor surgiu, tradicionalmente, em 1915, na Alemanha, a partir de um bolo criado pelo confeiteiro Josef Keller. Com a chegada da receita em outros países, novas sobremesas foram desenvolvidas com essa base de quatro ingredientes principais, característicos do Schwarzwald (floresta negra, em alemão).

Hoje, podemos encontrar diversas variações do doce pelo mundo, para além do bolo clássico. Também é possível encontrar outros produtos com o sabor incrível de floresta negra, como é o caso da nossa nova barrinha de proteína.

Neste artigo, vamos falar sobre esse sabor que nos inspirou a criar um snack saudável e irresistível. Fique com a gente até o final e saiba sobre o nosso lançamento queridinho, que possui a mesma qualidade e sabor surreal que só a Bold tem. Acompanhe! 

Sabor floresta negra tradicional: quatro ingredientes, uma combinação única

Apesar de ser bastante popular no Brasil e de ser considerada pelos brasileiros como uma das melhores combinações doces do mundo, o sabor floresta negra tem origem alemã. 

De acordo com a teoria mais comum, a primeira sobremesa feita com esse sabor característico teria sido um bolo, que recebeu o nome em referência ao licor de cereja Ginja (Schwarzwald Kirschwasser), típico da região sudeste da Alemanha onde fica localizada a famosa Floresta Negra. 

Assim, além do destilado de cereja, o sabor tradicional de floresta negra é composto por três ingredientes principais: chocolate, chantilly, e, claro, cereja. São eles os responsáveis por formarem essa combinação incrível que explode na boca, capaz de despertar as melhores lembranças e sentimentos dentro de nós. 

Variações do sabor floresta negra pelo mundo

Como qualquer outra receita, as sobremesas com o sabor floresta negra são modificadas de acordo com a cultura e tradição de cada país.

A versão sueca do bolo, chamada de Schwarzwaldtårta, é feita com camadas de suspiro, chantilly e chocolate para decorar. Enquanto a versão alemã tradicional, o doce leva, além de cereja, uma dose de destilado da fruta.

Em outros países, como a Áustria, há a substituição do kirsch pelo rum, o que altera levemente o sabor. Já nos Estados Unidos e no Brasil, tanto os bolos quanto outras sobremesas com o mesmo sabor, são preparadas sem bebida alcoólica. 

A inserção de outros ingredientes também é muito comum. Em nosso país, é possível encontrar pavês e até bombons de floresta negra com morangos. A nova barrinha Bold, inclusive, leva a fruta em sua composição, o que dá um sabor único e surreal ao snack saudável. Falaremos mais sobre ela adiante :)

Sabor floresta negra versão brasileira: mais açúcar, menos bebida alcoólica

Somos suspeitos para falar, mas há quem diga que a versão “abrasileirada” do sabor floresta negra está entre as melhores do mundo.

Nossos bolos, como falamos, não costumam levar bebida alcoólica. Além disso, as sobremesas levam mais açúcar do que o sabor original, diferente dos alemães, por exemplo, que usam doses discretas de açúcar e capricham mais nas cerejas e no kirsch. 

Apesar das diferenças, nossa versão é tão especial quanto a receita original. As milhares de pessoas que servem o bolo nas festas de aniversário e os doces de floresta negra em comemorações especiais não nos deixam mentir. 

Quem disse que sobremesa de floresta negra é só bolo?

É isso mesmo! O bolo floresta negra é apenas uma das várias sobremesas com esse sabor. Nesses casos, a base de ingredientes (chocolate, cereja, chantilly, kirsch e morango, às vezes) permanece. Mudam apenas o tipo e a textura do doce.  

Outras sobremesas com o mesmo sabor

Com um pouco de criatividade, é possível criar sobremesas incríveis de floresta negra. Se você, assim como nós, é apaixonado pelo sabor, dá só uma olhada nos doces deliciosos que dá para fazer a partir desses quatro ingredientes principais.  

Pavê de floresta negra

Para quem gosta de sobremesas cremosas, essa é a ideal. Aqui, ao invés da massa de bolo, você pode usar bolachas (ou biscoitos, hehe) sabor chocolate e caprichar no creme de chantilly com cereja. Na decoração, aposte em mais chantilly e cerejas frescas, de preferência. 

Mousse de floresta negra

Por que não transformar o bolo de floresta negra clássico em uma sobremesa aerada e cremosa? A base pode ser toda de chocolate, mas experimente colocar pequenos pedaços de cereja no meio do creme aerado. O sabor fica ainda mais especial. 

Rocambole

O rocambole é muito semelhante ao bolo, a diferença está apenas no formato divertido. Aqui, a massa de chocolate permanece e o recheio pode ser feito com chantilly e pequenos pedaços de cereja. Humm, pedaços de morangos também não cairiam nada mal, hein? 


É importante lembrar que podem ser feitas versões mais saudáveis de todas essas sobremesas. Para chegar nesse resultado, basta substituir alguns ingredientes. O chocolate ao leite pode ser substituído pelo 70% cacau. O açúcar, pelo xilitol, e a farinha de trigo, por uma opção mais nutritiva, proteica e fibrosa. 


Apesar das substituições, o sabor ainda será surreal!

Barrinha Bold sabor floresta negra: combinação perfeita de morango, nibs de cacau e muita proteína

Quando o assunto é criar barrinhas perfeitas com sabores deliciosos, a Bold se destaca! Por saber do amor dos brasileiros pelo sabor floresta negra, decidimos criar uma versão saudável, nutritiva e prática da sobremesa. 

Com morango, nibs de cacau, chocolate e muita proteína, nossa barrinha de proteína sabor floresta negra promete arrancar suspiros e despertar bons sentimentos e memórias de alguém que fazia/faz o bolo ou sobremesa com esse mesmo sabor.

Experimente esse snack irresistível e sinta os benefícios que nossas barrinhas proporcionam: saúde, sabor e uma vida surreal!

Acesse nossa loja e adquira já a sua.
23 de dezembro de 2021 — Talita Camargos

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados