Eu sei que você tem consciência do quanto a água é fundamental. Porém, também tenho certeza de que vira e mexe você se esquece da importância desse hábito tão simples, barato e rápido. Talvez, essa seja a dica mais simples de saúde que vamos dar em toda história da Bold, mas, ao mesmo tempo, é uma das mais importantes.

Lembra das aulas de ciências na escola? A vida em nosso planeta surgiu na água. 75% da nossa massa magra contém essa substância e 40% da gordura também. A Terra é azul por causa da quantidade de água.

Assim, sem água, não há vida. Se você não tomar a quantidade correta, provavelmente vai sobreviver durante um bom tempo. Mas a sua qualidade de vida será muito melhor com uma hidratação adequada.

Quantos litros de água devo beber por dia?

Se você já ouviu que a quantidade de água ideal são dois litros por dia, saiba que é um mito. Há um cálculo simples para descobrir:

Seu peso X 35ml = quantidade de água ideal

É simples entender. Imagine uma pessoa com 100 quilos ingerir a mesma quantidade de água que alguém com 50 quilos. Não faz sentido, certo? A necessidade varia de acordo com o corpo de cada pessoa.

Hidratação + alimentação saudável + exercício físico = saúde em dia

A tríade boa alimentação, água na quantidade certa e vida ativa é poderosa para seu bem-estar e saúde. Cada um desses pilares complementa o outro. A hidratação é fundamental para quem tem uma rotina de exercícios, já que eliminamos mais líquidos quando praticamos algum esporte ou treinamos.

Já na alimentação, você pode inserir alimentos com alto teor líquidos (deixamos uma lista no final do artigo). Assim, consegue complementar o volume de líquidos diários mais facilmente.

Com uma alimentação equilibrada e o corpo hidratado, os resultados dos exercícios físicos serão potencializados. Além disso, você terá mais energia. Os porquês dessas afirmações você vai entender melhor nos próximos tópicos.

6 benefícios de beber água

Chegamos a duvidar do quanto a água pode nos beneficiar. Para te ajudar a incorporar esse bom hábito de vez, vamos listar e explicar seis vantagens de beber a quantidade adequada de água. Temos certeza de que você vai se animar.

1. Melhora a circulação sanguínea

Boa parte do sangue é composto por água. Quando você se esquece de se hidratar, o sangue fica mais viscoso. Ou seja, mais grosso, o que torna a circulação sanguínea mais difícil.

A desidratação também provoca queda de pressão, o que dificulta irrigar os tecidos.

2. Controla a temperatura corporal

O mecanismo mais usado pelo corpo para a regulação da temperatura é o suor. Quando ela fica elevada, por causa do calor ou prática de exercícios físicos, suar é a forma que o nosso organismo entra em homeostase (equilíbrio entre a temperatura dentro e fora do corpo).

Mas, quando o corpo não está hidratado o suficiente, esse processo fica comprometido e pode causar diversos problemas. Entre eles:

  • Insolação
  • Fadiga
  • Hipovelemia (diminuição do volume sanguíneo)
  • Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)
  • Hipertermia (temperatura elevada).

3. Melhora o funcionamento dos rins

Os rins realizam diversas funções importantes. A água é fundamental para que ele cumpra as tarefas de desintoxicação do organismo. Manter equilíbrio hídrico com eliminação do excesso de sais, água e eletrólitos e até produção de hormônios. Eritropoetina (participa da formação dos glóbulos vermelhos), vitamina D (ajuda a absorver cálcio) e renina (essencial na regulação da pressão arterial) são os hormônios que precisam do líquido.

Você também evita recitar aquele verso de Drummond, “tinha uma pedra no meio do caminho”. Os cálculos renais são um dos problemas mais dolorosos. Há outros fatores além da hidratação ruim para que apareçam, mas a água ajuda bastante na prevenção e tratamento.

4. Auxilia no transporte de nutrientes

Já ouviu aquela frase de que somos como plantas, precisamos de água e sol para sobreviver? É verdade, a importância da luz solar vai ficar para outro momento, mas vamos mostrar o porquê da água ser tão importante para transporte dos nutrientes agora.

A maior parte do plasma sanguíneo contém água. Ele é o responsável pelo transporte de nutrientes no corpo, além de levar o que precisa ser eliminado para os locais certos.

Dessa forma, um corpo hidratado tem esse mecanismo em pleno funcionamento.

5. Concentração

Tudo no corpo precisa de água, inclusive nossos neurônios. Sem os nutrientes serem bem absorvidos por seu organismo e as toxinas eliminadas, sua concentração tende a cair. Outro motivo é que uma boa circulação também é essencial para ficarmos com o raciocínio a todo vapor.

6. Energia

Tenho uma boa notícia. Talvez, não seja fome, mas sede. Como você viu, o corpo precisa de água para funcionar bem. Sem hidratação, diversas funções ficam prejudicadas. A fadiga pode aparecer porque sem água tudo tende a desandar, inclusive a ação enzimática, fundamental para ter energia, é desacelerada.

Em situações de desidratação extrema, até simples atividades tornam-se impossíveis.

Como saber se o seu corpo está desidratado

O teste do xixi não falha. Quanto mais escuro, menos hidratado o seu corpo está. A sede exagerada também é sinal de que você deveria ter tomado um copo de água há mais tempo. 

Aqui estamos abordando os casos leves, mas em situações mais severas de falta de água, até mesmo taquicardia a pessoa pode sentir.

Outros sinais:

  • Boca e pele secas,
  • Olhos fundos,
  • Ausência ou pequena produção de lágrimas,
  • Diminuição da sudorese,
  • Dor de cabeça,
  • Sonolência,
  • Tonturas,
  • Fraqueza,
  • Cansaço
  • Aumento da frequência cardíaca.

Dicas para se hidratar durante o dia

Embora tomar água seja barato, fácil e rápido, nos esquecemos dessa atitude que deveria ser automático. Para te ajudar a manter o corpo hidratado e a saúde em dia, siga nossas dicas.

1. Carregue sempre uma garrafa reutilizável

Todas as vezes que você olhar para ela, vai se lembrar de tomar água. Para quem trabalha sentado, em uma mesa, deixe-a em cima.

2. Use aplicativos com lembretes

A tecnologia pode nos ajudar a construir o hábito de tomar água. Assim, em vez de ser notificado só com likes e comentários, você receberá lembretes para se hidratar. Para os mais analógicos, criar recadinhos em post-its também funciona bem.

3. Adicione ao cardápio alimentos ricos em líquido

Nem só de copo d’água é feita a hidratação. Inserir alimentos com líquido ajuda bastante e torna mais divertido atingir a quantidade adequada de água.

Alimentos com alto teor de água:

  • Melancia (92%)
  • Morango (92%)
  • Pêssego (89%)
  • Framboesa (87%)
  • Abacaxi (87%)
  • Pepino (96%)
  • Abobrinha (95%)
  • Tomate (94%)
  • Cenoura (88%)
  • Alface (96%)
  • Espinafre (92%)
  • Repolho (93%).

Os sucos também são uma opção, assim como café e chá. Só tome cuidado para não exagerar no açúcar.

Até o próximo texto e hidrate-se, sempre!

18 de novembro de 2021 — BOLD Contato