Ter uma vida com espaço para os treinos faz toda diferença. No entanto, sua rotina pode ser ainda mais saudável se você inserir atividades físicas simples. Elas vão ajudá-lo a não ficar parado por muito tempo, na mesma posição, por exemplo. Também trabalham o corpo, muitas vezes de uma forma leve, porém, importante. 

Neste artigo, vamos te mostrar alguns hábitos simples para te deixar mais saudável e com energia no dia a dia. Você entenderá como essas tarefas, que parecem básicas demais, te ajudam a ter uma vida mais saudável. 

1. Troque o carro, ônibus ou moto por caminhadas 

Há um tempo, acreditava-se que eram necessários 10 mil passos por dia para sair do sedentarismo. Dizia-se que, independente da forma de atingir essa quantidade, o corpo beneficiava-se. Em 2021, esse parâmetro foi atualizado. De acordo com estudos da Universidade de Massachussets, 7 mil passos bastam para sentirmos os benefícios em nosso organismo. 

O risco de morte prematura (antes dos 65 anos) cai de 51 a 70%. E não importa de que forma você caminhe, os passos que você dá de sua casa até a padaria já entram na contagem. 

Pode parecer muito. Mas, 7 mil passos equivalem, mais ou menos, a uma hora de caminhada – de 4 a 5 quilômetros. Quem usa smartwatch consegue fazer um bom monitoramento do seu progresso. 

Se você vai para o trabalho de ônibus, experimente descer um ponto antes. Troque o elevador pela escada, vá almoçar caminhando, entre outros.  

Detalhes do estudo de 7 mil passos por dia

Os cientistas acompanharam 2110 adultos durante 10 anos. Eles foram divididos em três grupos: 

  • Pessoas que davam menos de 7 mil passos 
  • Grupo que atingia de 7 a 9999 passos
  • Voluntários que caminhavam mais de 10 mil passos por dia 

Não houve mudança significativa na mortalidade antes dos 65 anos entre quem dava 7 mil passos e mais de 10 mil. De acordo com os cientistas, o importante é atingir pelo menos 7 mil passos. 

2. Passeie com seu doguinho 

Sair com seu cachorro vai ajudá-lo a caminhar e passar mais tempo com seu pet. Os veterinários recomendam os passeios com os doguinhos por vários motivos: 

  • Melhorar o condicionamento do cão. 
  • Sanar o lado instintivo do cachorro: seus ancestrais saíam em busca de comida e água. Embora ele não precise mais, o lado instintivo do cão agradece. 
  • Estreita laços entre você e o cão.
  • Saúde mental: o dog fica estressado com muito tempo de inatividade. 

Será que os cãezinhos também produzem hormônios do bem-estar quando se exercitam? É possível. Nesse quesito, somos semelhantes a eles. Nos movimentar melhora nosso humor. Ao lado do melhor amigo do homem, ainda mais, não é mesmo? 

3. Troque o elevador pela escada 

Essa dica é uma das mais clássicas para inserir atividade física no dia a dia. Mas é um lugar comum por um motivo: subir e descer escadas é realmente benéfico para nosso corpo. Se você trabalha ou mora em andares muito altos, pode usar o elevador até um determinado lugar e acabar de chegar pela escada. 

Subir e descer escadas trabalha diversas partes do corpo: todos os músculos das pernas, além do abdômen, braços e músculos das costas. 

Um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports em 2014 também mostrou que usar as escadas melhora a marcha, resistência e equilíbrio. 

Outro benefício desde sobe e desce é o gasto calórico. Comparado até à corrida, usar escadas queima mais calorias. Também é uma forma de oxigenar o cérebro após muito tempo sentado. Assim, é uma excelente opção para quem trabalha em escritório. Depois de muito tempo na cadeira, ao precisar sair, você coloca o corpo para jogo. 

De acordo com o Dr. Jesús Peteiro, cardiologista do Hospital Universitário A Coruña, na Espanha, subir quatro lances de escada em menos de um minuto mostra que a saúde cardíaca está em dia. 

Se você tem algum problema nas articulações, veja com seu médico se usar escadas é recomendável para você. 

4. Alongue-se 

Ficar muito tempo na mesma posição é horrível para sua coluna e ombros. As dores chegam com o passar dos anos, talvez, até em dias. Fazer pequenos alongamentos, durante o expediente pode ajudar a reverter esses incômodos. 

Entre as articulações, existe o líquido sinovial. Ao alongar-se, ele se move e “lubrifica” suas articulações, o que previne e alivia dores na lombar e dorsal, além de beneficiar outras partes do corpo. 

5. Brinque com crianças da família 

Uma maneira legal de se movimentar é com as crianças. Se você é pai ou mãe, estimula seu filho a ser mais ativo e ainda estreita os laços de afeto entre vocês. É provável que você vai até suar. Afinal, os pequenos têm uma energia invejável. Não temos estudos científicos para mostrar, mas temos certeza que conseguir acompanhar a meninada atesta bom condicionamento físico. 

Vai lhe render excelentes momentos também. Aproveite o tempo ao lado de seu filho, sobrinhos e priminhos para viver de forma surreal e se movimentar. 

6. Coloque seu podcast preferido e organize a casa 

Faxinar a casa envolve diversos movimentos. É necessário levantar, agachar-se, movimentar os braços e todo o restante do corpo para ter a casa limpinha. É o horror de alguns e, para outros, um momento prazeroso por ver seu cantinho cheiroso e organizado. Mesmo que você tenha ajuda de uma profissional, você, provavelmente, ainda limpa alguns espaços. 

São momentos em que você pode desfrutar dos benefícios da atividade física. Para melhorar, coloque seu podcast ou playlist preferida. 

7. Lave seu carro

Além de economizar, você se exercita ao lavar seu carro. É uma excelente opção para sair do sedentarismo. Se é um apaixonado por automóveis, ainda consegue deixar tudo do seu jeitinho. Uma dica extra: ao usar baldes, em vez de mangueira, você poupa água e ainda precisa fazer mais movimentos. 

8. Cuide de plantinhas 

Se você gosta de plantinhas, cuidar de um jardim ou mesmo de vasos te ajuda a ter mais atividades físicas no dia a dia. A rega, poda, adubação e outras tarefas de jardinagem fazem seu corpo se mover enquanto você contempla as maravilhas da natureza, bem diante de você. 

O contato com o verde, segundo estudos científicos, melhora até mesmo a frequência cardíaca. 

E aí, além dessas oito maneiras de inserir a atividade física no dia a dia, você adota mais alguma? Conte para a gente!

17 de novembro de 2021 — BOLD Contato