Doces, a vida é mais gostosa com eles, certo? Ouvimos sua resposta daqui. No entanto, o consumo excessivo de açúcar, ingrediente mais usado para adoçar receitas, tem vários pontos negativos.

E a situação no Brasil é preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro ingere o dobro do açúcar recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por dia.

Para você entender melhor o quanto é seguro consumir e como ter um dia a dia doce mesmo com menos açúcar, é que redigimos esse texto. Afinal, nossa meta é que você tenha uma vida saudável e surreal, sem abrir mão dos melhores sabores.

O que acontece no corpo quando comemos açúcar?

Você já notou o quanto fica feliz quando come algum alimento açucarado? O ingrediente estimula a produção de dopamina, um dos neurotransmissores do bem-estar, conhecido como hormônio da felicidade.

Parece muito bom, não é mesmo?

Infelizmente, essa felicidade tem um preço para nossa saúde.

As bactérias presentes na boca também gostam do ingrediente, então, alimentam-se dela e, assim, surgem as cáries e outros problemas bucais.

Simultaneamente, o pâncreas produz insulina para digerir esse açúcar, provoca um pico de insulina. A longo prazo, esse processo pode causar resistência a insulina, no curto prazo, te deixa propenso a comer mais, pois não sacia por ser liberado muito rápido no organismo.

Se você consome muito a substância, o corpo não consegue queimá-lo, assim, armazena-o em forma de gordura.

Então, o melhor é cortar o açúcar da alimentação?

O ideal é consumir, no máximo, 50 gramas de açúcar por dia. Segundo a OMS, essa é a quantidade segura. Mas é bem difícil ficar dentro desse limite. Uma lata de refrigerante tem 37 gramas do ingrediente, em média. A substância também se esconde em alimentos salgados, como aquela coxinha que você também ama.

Segundo os especialistas, quase todo alimento contém açúcar. Assim, é irreal dizer que vamos cortá-lo por completo. Também já sabemos que radicalizar é um caminho perigoso. Cortar substâncias, mesmo os mais prejudiciais, pode levar à compulsão.

Não há o que fazer, então? Felizmente, sim, como vamos mostrar adiante.

Dicas para uma alimentação com menos açúcar, mas repleta de doçura

O açúcar das frutas, vegetais e leite não entra nos 50 gramas da substância consideradas seguras para consumo. O grande problema é a adição da substância. Nos alimentos processados, é comum adicionar o ingrediente para deixá-los mais gostosos, brilhantes (é isso mesmo) e até fazê-los durar mais.

1. Tente café sem açúcar (e suco também)

Gostamos de alimentos doces e somos apaixonados por um cafezinho. Você, se for como a maioria dos brasileiros, deve tomar várias xícaras ao longo do dia. Acertamos? Então, tente apreciar o nosso queridinho sem açúcar. Muita gente começa a preferir, com o passar do tempo.

A mesma dica vale para os sucos. As frutas têm açúcar, aquela laranjada pode ser muito gostosa sem adoçar, hein?

2. Quebre a monotonia alimentar

A vida toda você foi uma verdadeira formiguinha. A mudança não será da noite para o dia. Mas dar chance para outros sabores vai te mostrar o quanto há delícias além do açúcar. Em vez de comer apenas pão, iogurte e biscoito no café da manhã, tente aveia, frutas, leite, por exemplo.

3. Adoce com frutas e adoçantes naturais

Uma forma de deixar as receitas doces e sem açúcar é com algumas frutas. A banana é uma excelente opção para panquecas e doces saudáveis. Quanto mais madura, mais gostosa. Triturar as passas também é uma boa opção para adoçar suas receitas. Tâmaras são outra fruta deliciosa para quem ama doces.

Prefira estévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, que contém ingredientes naturais, a adoçantes industrializados.

4. Prefira alimentos sem adição da substância

Como mostramos, a indústria alimentícia adiciona açúcar aos alimentos para conquistar os paladares das pessoas que gostam de doce, aumentar o tempo de validade e torná-los mais brilhantes. 

Mas, há opções sem adição do ingrediente. Isso significa que não foram colocadas quantidades extras da substância no produto. É o caso das barrinhas Bold. Elas contêm o açúcar dos componentes do snack, apenas.

Para entender melhor qual a diferença entre sem adição de açúcar e zero açúcar, já dedicamos um artigo ao tema.

Demerara, de coco, mel: existe algum tipo de açúcar melhor para a saúde?

O açúcar branco é o que chamamos de alimento vazio. Ele não tem nenhum nutriente. Além disso, ele passou por um processo industrial. Por isso, o açúcar demerara, de coco e o próprio mel apareceram como alternativas mais saudáveis ao branco. Eles têm nutrientes, mas não podemos abusar deles também. Os mecanismos no corpo de quando ingerimos mel, açúcar demerara, de coco são os mesmos do açúcar branco.

Por isso, eles entram na quantificação do limite diário da substância. Assim, consuma de forma moderada também.

Receitas sem adição de açúcar

Na Bold, nosso time ama ir para a cozinha e criar receitas surreais sem adição de açúcar, com muitos ingredientes saudáveis e surreais de gostosos. Acesse nossa editoria de receitas com barrinhas de proteína e surpreenda-se com uma explosão de sabor.

As barrinhas você pode comprar em nossa loja virtual ou no estabelecimento mais próximo de você!

Fome de afeto

Não custa lembrar que defendemos uma vida com equilíbrio. Você pode sentar com sua avó e comer o bolo que ela fez com tanto carinho para você. Não só pode, como deve! Aprenda a curtir tudo com equilíbrio, tenha doces momentos com quem você ama, isso também é saúde.

Continue com a gente para mais dicas de saúde sem blá, blá, blá. Ser saudável é gostoso e descomplicado.

17 de novembro de 2021 — BOLD Contato