Muitos nutricionistas são unânimes: fazer boas escolhas é fundamental para termos boa saúde e mantermos a forma. Há alguns lugares nos quais há muitas possibilidades, um deles é a praia, para nossa felicidade. Isso não quer dizer que não podemos tomar aquela cervejinha ou comer uma porção de batata frita. Porém, podemos equilibrar com outros alimentos ou até investir em refeições e lanches mais leves para um objetivo específico nosso. 

Sabe o que é melhor? Há alimentos super nutritivos e gostosos na praia, um motivo a mais para optarmos pelas opções fit na praia. 

Vamos descobrir quais são?  

1. Água de coco

Em abundância nas praias, a água de coco é uma delícia e repleta de benefícios para nossa saúde. Nos ajuda refrescar e, como você vai ver, a melhorar bastante a nossa saúde. 

Antioxidante 

Essa delícia refrescante contém antioxidantes, os quais têm a propriedade de evitar a oxidação das células, um processo que, se intenso, pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, como câncer, doenças do coração, além de envelhecimento. 

Os antioxidantes também ajudam a melhorar o sistema imunológico. Assim, se consumirmos alimentos com a substância, as defesas naturais do corpo tendem a aumentar. 

Ajuda na retenção de líquidos 

A água de coco é diurética. Dessa forma, ajuda a eliminar os excessos de líquidos no organismo de forma natural. 

Poucas calorias 

200 mililitros de água de coco têm apenas 44 calorias. Assim, é uma opção que nos nutre e hidrata sem que extrapolemos o aporte calórico que precisamos diariamente. 

Melhora azia, enjoos e refluxo

A capacidade de melhorar a azia, enjoo e refluxo deve-se ao potássio e magnésio presente na água de coco. Essas propriedades, inclusive, fazem a água de coco ser recomendada para ingestão de pacientes oncológicos pós-quimioterapia. Ela também é excelente para as gravidinhas que sofrem com os três problemas típicos da gestação. 

Faz bem para a pele

A água de coco tem ácido láurico, uma substância que ajuda no tratamento da acne. Sem contar que a hidratação é um dos pontos essenciais para ter uma pele saudável e bonita. 

Fonte de vitaminas e sais minerais

Além dos macronutrientes, proteínas, carboidrato, fibra e gorduras, o corpo precisa dos micronutrientes - as vitaminas e sais minerais. Cada um tem um papel no bom funcionamento do nosso organismo. A água de coco contém vários deles: 

- Vitamina C: essencial na regeneração celular e combate aos radicais livres, como falamos antes, eles ajudam a evitar o surgimento de doenças graves e retardam o envelhecimento, além de melhorarem o sistema imunológico. 

- Cálcio: fortalece os ossos.  

- Fósforo: também atua na formação e manutenção dos ossos. 

- Magnésio: fundamental para metabolismo do cálcio e potássio. Atua na formação dos ossos e dentes; funcionamento normal dos nervos e músculos. Diversas enzimas do corpo dependem do magnésio para funcionarem corretamente. 

Restrições para consumo da água de coco 

Água de coco é incrível, não é mesmo? Mas isso não significa que podemos ingeri-la à vontade. Por ter sódio, cálcio e magnésio, o excesso pode desequilibrar algumas funções do corpo, como os batimentos cardíacos. 

A recomendação é de três copos por dia, no máximo. Já os diabéticos, devem limitar o consumo a um copo e os pacientes com problemas renais devem perguntar ao médico se devem tomar água de coco. 

2. Sanduíche natural 

Você pode levar o sanduíche de casa ou comprar na praia. Nos sanduíches preparados por ti, há mais controle sobre a qualidade dos ingredientes. Assim, é possível que você obtenha ainda mais vantagens. Se você comprar na praia, verifique se está fresco e cuidado com aqueles que usam maionese e outros molhos que estragam mais facilmente. Além disso, a maionese é altamente industrializada. 

Menor índice glicêmico 

Feito com pão integral, um ingrediente fonte de proteína, verduras e legumes, o sanduíche natural tem um bom índice glicêmico. Ou seja, será absorvido pelo seu organismo sem provocar picos de glicose, o que é, a longo prazo, causa de resistência insulínica e outros problemas. 

Fibras 

O fato do pão ser integral, as folhas e legumes tornam o sanduíche natural uma boa fonte de fibras, um macronutriente que aumenta a saciedade, ajuda a evitar absorção de gorduras, melhora a saúde intestinal e muito mais. 

Contém todos os macronutrientes 

Carboidratos no pão, proteína no atum, frango ou outro ingrediente proteico, fibras no pão integral, folhas e verduras. A gordura também aparece em pequenas quantidades, como deve ser, no sanduíche natural. Assim, temos todos os macronutrientes, os quais devem ser consumidos em grande quantidade diariamente por nós. 

E o melhor, de uma maneira saudável.  

3. Salada de frutas 

Frutas são sinônimo de saúde. Na praia, é muito comum que você encontre salada de frutas. Só tome cuidado para não exagerar no leite condensado e outros complementos, eles contêm muito açúcar, gordura trans e conservantes. Com esse cuidado, você aproveita só os diversos benefícios dessa delícia. 

Fonte de vitaminas e sais minerais

As diferentes frutas trazem muitas vitaminas e sais minerais. Como já mencionamos, eles são muito importantes para diversas funções do corpo. Como há muitas frutas, você vai ingerir um grande número desses micronutrientes. 

Fibras 

As frutas são um dos alimentos com maior percentual de fibras. Elas são tão importantes para o organismo que já dedicamos um artigo inteiro para os benefícios dela. Beneficia o intestino, pele, imunidade, intestino e muito mais. 

Hidratação

Boa parte das frutas é composta de água. Na praia, ficamos expostos ao calor, contexto no qual precisamos tomar ainda mais cuidado com a hidratação. Consumir frutas ajuda muito a manter bons níveis de hidratação. Aposte nessa ideia!

Variedade 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos consumam de três a cinco frutas, de preferência diferentes, por dia. Por conter muitos tipos de fruta, a salada ajuda a atingir a quantidade ideal. Quanto mais frutas diferentes, mais vitaminas e minerais na salada. 

4. Frutos do mar

Comer peixe, camarão, lagosta, lula e outros na praia é ter maiores chances de consumir frutos do mar mais fresquinhos, já que são pescados na região e há uma grande rede de fornecedores locais. Combina muito com dias na praia e são uma delícia. Os assados e cozidos são ainda mais saudáveis. 

De qualquer forma, eles têm muitos benefícios. Se você gosta, aproveite!

Proteína de qualidade 

Todos os frutos do mar são fontes de proteína. Por serem carne branca, são digeridos mais fácil e têm menor percentual de gordura. 

Ômega 3 

Frutos do mar são fonte de ômega 3, uma substância excelente para a memória e saúde do coração. 

Vitaminas do complexo B e outras

Esse tipo de alimento é fonte de diversas vitaminas e sais minerais, varia muito de um fruto do mar para outro. Mas a maioria tem, em comum, a presença de vitaminas do complexo B. Elas são importantes para a saúde do cérebro, saúde da pele, cabelos, intestino e muito mais. 

5. Barrinhas de proteína 

Se você quer garantir uma boa alimentação na praia e é daqueles que leva lanchinhos, inclua uma barrinha de proteína. Nós indicamos a Bold, que tem todos os macronutrientes em equilíbrio, 20 gramas de proteína e é muito saborosa. 

Curtiu as opçõs fit para praia? Aproveite, os alimentos e o dia com pé na areia. 

14 de janeiro de 2022 — Talita Camargos