O clima muda nossos hábitos alimentares. O Verão pede alimentos refrescantes e que nos ajudem a ficar hidratados. Também é uma época na qual saímos de casa com maior frequência e que estamos abertos a ser mais sociáveis. Por isso, neste artigo vamos mostrar três receitas muito refrescantes, que são a cara da estação mais quente no Brasil. 

Como a maioria dos dias no país é quente, são pratos e drinks excelentes para quando o sol caprichar. Todas as receitas são excelentes para serem compartilhadas com a galera. 

Vamos lá?  

Torta de Limão da Bela Gil 

A musa da vida saudável, Bela Gil, tem uma receita deliciosa de torta de limão. Não entra na categoria de pratos mais fáceis de preparar. Porém, vale muito a pena, pelo sabor e a quantidade de ingredientes funcionais. 

É aquela receita que comemos com os olhos primeiro. Então, compõe bem a mesa, é excelente para aqueles dias que iremos receber visitas em casa. 

Bora aprender? 

Ingredientes:

Massa

1 ½ xícara de farinha de aveia

2 colheres (chá) de linhaça

2 colheres (sopa) de melado de cana

2 colheres (sopa) de ghee

Pitada de sal marinho

Recheio

1 ½ xícara de castanha de caju em bruto, embebido por pelo menos 4 horas

1/3 xícara de limão fresco ou suco de limão

½ xícara de melado de cana

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 colher (sopa) de raspas de limão

Modo de Preparo

Massa

Em uma tigela grande, misture o melado, o ghee, a linhaça e a farinha de aveia. Abra a massa em uma assadeira de fundo removível. Asse por 15 minutos e deixe esfriar.

Recheio

Bata todos os ingredientes do recheio (exceto as raspas de limão) em um liquidificador ou processador de alimentos. Avalie no seu aparelho se é melhor misturar tudo de uma vez ou pulsar a mistura aos poucos até que fique completamente lisa. Raspe a mistura em uma tigela média e adicione as raspas de limão.

Montagem

Arrume o recheio sobre a massa já enformada. Decore com frutas vermelhas, raminhos de hortelã e raspinhas de limão.

Observação: aprendemos essa receita no site Guia da Semana. 

Sorvete de manga com gengibre 

*Receita do Mundo Verde

O que combina mais com dias quentes do que sorvete? Difícil imaginar, não é mesmo? Apesar de ser uma delícia, o sorvete tradicional contém gordura trans, açúcar e outros ingredientes que devemos consumir com mais moderação. Não quer dizer que você nunca vai tomar sorvete, mas é legal dar chance para essa versão fit. 

Uma excelente alternativa é o sorvete de manga com gengibre. Na época das mangas, a receita fica ainda mais saudável, pois conseguimos comprar a fruta mais fresquinha e até colher direto do pé. 

A receita desse sorvete fit é muito fácil, como você ver. 

Ingredientes:

- 2 mangas rosas ou palmer cortadas

- 2 inhames médios descascados e cortados

- 2 cm de gengibre picado

Modo de Preparo:

Coloque primeiro as mangas, depois o inhame e por último o gengibre. Bata tudo no liquidificador e guarde em um recipiente de plástico. Leve ao freezer por 8 horas ou até congelar.

Observação: também aprendemos essa receita no site Guia da Semana. 

Caipirinha de abacaxi com gengibre

A brasileiríssima Caipirinha também tem uma versão menos açucarada e mais saudável que a tradicional. Vale lembrar que o álcool contribui para o ganho de peso, aumento da gordura abdominal e outros problemas de saúde. Por isso, deve ser consumido com moderação, belezinha? 

É bom sempre ter em mente a palavra-chave de uma vida surreal: equilíbrio! 

Vale muito a pena fazer esse drink em um dia de encontro com os amigos para surpreender a galera. 

Ingredientes: 

- 2 porções pequenas de abacaxi em cubos

- 3 pedaços pequenos de gengibre macerados

- 50 ml de cachaça

- Gelo em escamas

Sim, é uma caipirinha sem açúcar! 

Modo de preparo: 

- Coloque o abacaxi e o gengibre no copo. 

- Macere-os (esmage) com um socador próprio para caipirinha. Se você não tiver, o cabo de uma faca, higienizado, também funciona. 

- Coloque a cachaça e misture. 

- Acrescente alguns pedaços de abacaxi. 

- Complete com o gelo. 

Tim, tim! 

Dica da nutricionista: 

“O abacaxi e o gengibre facilitam a digestão e, no caso do abacaxi, o ideal é usar o miolo da fruta, onde fica a enzima bromelina, que contribui para a digestão de alimentos ricos em proteína como carne, peixe, frango, peru e chester”, afirmação extraída do site ABM+Saúde.

Mais receitas fit

Temos uma editoria especial para versões fit das delícias que existem no mundo gastronômico. Acesso para conhecer dezenas de pratos saudáveis.

14 de janeiro de 2022 — Talita Camargos

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados