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Mitos da vida fit: saiba quais são e os riscos que eles representam à saúde

O universo fit é cercado de informações falsas e opiniões contraditórias que podem atrapalhar ou, no pior dos casos, colocar em risco a saúde daqueles que desejam seguir um estilo de vida mais saudável.

Você, certamente, já ouviu pelo menos uma vez a frase “é preciso treinar todos os dias para ter resultados rápidos''. Ou, ainda, “alimentos com proteína podem ser consumidos à vontade, sem restrições”. Mas, será mesmo?

A verdade é que, hoje, encontramos uma grande quantidade de conteúdos sobre a vida fitness nas redes sociais que podem dificultar a compreensão do que é realmente verídico ou não. Assim, antes de seguir qualquer dica compartilhada por influencers ou perfis do Instagram, faça uma pesquisa completa sobre o assunto ou tire a dúvida com um profissional da área. Isso vale tanto para dicas de alimentação quanto de exercícios físicos.

Neste artigo, vamos desfazer os maiores mitos da vida fit e mostrar quais os riscos eles oferecem à saúde. Confira!

1. Carboidrato só faz mal à saúde

Quando o assunto é alimentação saudável parece haver uma unanimidade: os carboidratos são vilões que precisam ser combatidos. Significa, então, que é melhor cortar de uma vez por todas os alimentos que levam esse macronutriente, como massas, pães, arroz e farinhas? 

Não, muito pelo contrário! Os carboidratos são uma importante fonte de energia e, portanto, não devem ser cortados do seu cardápio. 

50% a 60% das calorias ingeridas por dia devem vir de carboidratos. Dos grupos de macronutrientes, eles são os que devemos consumir em maior quantidade. Isso significa que ele precisa estar nas principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.  

Há outros fatores sobre a maneira saudável de consumir carboidratos, como mostra este artigo.

2. Para ter resultados, é necessário treinar todos os dias da semana

Ter resultados rápidos é o objetivo de grande parte das pessoas que começam a treinar. Seja emagrecimento, ganho de massa magra ou fortalecimento muscular.

Exatamente por isso, por influência de outras pessoas conhecidas ou por saber da informação por meio de sites da internet, muitos começam a se exercitar incansavelmente, todos os dias da semana.

 No entanto, o que poucos sabem é que independente de qual seja o objetivo e o grau de familiaridade com o exercício físico (iniciante, intermediário ou avançado), seu corpo precisa de dias de descanso durante a semana para se recuperar dos treinos. Só assim será possível atingir os resultados que tanto deseja.

Nesse caso, treinar os sete dias consecutivos pode resultar em uma fadiga muscular intensa, chamada overtraining. Essa síndrome ocorre quando nos exercitamos excessivamente, sem respeitar os intervalos ou tempo de recuperação dos músculos.

Dessa forma, sempre quando ouvir alguém dizendo essa frase, lembre-se que se trata de um mito. De acordo com especialistas, treinar três vezes por semana já é suficiente para ter resultados.

3. Chocolate é o grande vilão da saúde

Essa é outra lenda clássica do universo fit. Na lista (extensa, por sinal) de alimentos vilões da saúde, o chocolate se destaca como o principal. Mas, a verdade é que assim como os carboidratos e outras comidas, o doce só faz mal à saúde se for consumido em excesso.

Segundo nutricionistas e nutrólogos, pode-se ingerir entre 30 a 40 gramas da sobremesa por dia, o equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos. Além da quantidade, há ainda a orientação de escolher o doce de acordo com a porcentagem de cacau presente nele.

Para ser considerado saudável, ele precisa ter, no mínimo, 70% de cacau. Chocolates com grandes quantidades do ingrediente contêm menos açúcar e gordura, por isso, são os melhores para consumo. Se ingeridos com moderação, eles podem proporcionar vários benefícios para a saúde, como prevenir doenças cardíacas, aumentar a sensação de bem-estar, combater radicais livres e muitos outros.

Portanto, lembre-se que quando se trata de saúde e alimentação, não existe mocinho ou vilão. Tudo pode ser consumido, desde que seja de forma moderada. Isso funciona para o chocolate e outras delícias que tanto gostamos.

4. Alimentos com proteína podem ser consumidos à vontade 

Como sabemos, a proteína é fundamental para manter o corpo em pleno funcionamento. Porém, contrariando a todos que acreditam que por fazer bem o macronutriente pode ser consumido à vontade, os benefícios só podem ser desfrutados se ingerida com moderação.

É muito comum vermos algumas pessoas recorrem a dietas com grande aporte de proteína e restrição de outros nutrientes para ganhar massa magra, melhorar o desempenho da musculação e perder peso. Mas, como tudo em excesso faz mal, com o nutriente não seria diferente. Se consumida exageradamente, ela pode causar o entupimento das artérias, sobrecarregar o rim e até prejudicar o coração.

Conforme explica o engenheiro de alimentos da Bold Snacks, Guilherme Costa Abid, a quantidade diária de 1,5 gramas de proteína por quilo já é suficiente para suprir as demandas do corpo e evitar problemas de saúde como esses. Quantidade também recomendada pela OMS. 

Assim, você pode incluir o macronutriente de forma equilibrada no seu dia a dia com um cardápio diversificado e delicioso. Arroz, feijão, ovos, castanhas, leites e derivados são ótimas opções de alimentos proteicos para introduzir na sua alimentação.

Outra alternativa são as barrinhas de proteína, perfeitas para momentos em que queremos um lanche rápido, prático, gostoso e nutritivo. Características encontradas nas barrinhas Bold, que além de possuir 20g de proteína, é composta por outros macronutrientes muito importantes para o organismo. E o melhor, tudo de forma equilibrada, olha só:

  • 19 gramas de carboidrato.
  • 10 gramas de gorduras.
  • 5 gramas de fibras.

Por tudo isso, sempre quando for escolher um snack saudável, escolha as barrinhas Bold. Elas são excelentes opções para você que deseja seguir uma vida surreal, com muita saúde.

5. Quanto mais longo o treino, melhor

Outro mito que ronda o universo fit é com relação à duração do treino. Muitas pessoas acreditam que, para atingir os resultados esperados, é necessário passar horas a fio na academia.

Porém, não é bem assim que funciona. Pesquisas científicas mostram que a efetividade dos treinos está mais associada em como, e não com o quanto se exercita. Exercícios com duração mais curta e alta intensidade podem trazer melhores resultados ao corpo.

Um treino HIIT intenso de 30 a 40 minutos, por exemplo, pode ser mais eficaz do que fazer levantamento de peso ou exercícios aeróbicos moderados por duas horas na academia, dependendo do objetivo. Dessa forma, não se trata do tempo, mas do treino estar alinhado às suas metas e necessidades 

Quais os riscos que os mitos da vida fit representam à saúde

Pode não parecer, mas disseminar informações falsas como as que mostramos ao longo do texto pode atrapalhar ou causar danos graves à saúde das pessoas que acreditam nelas.

Pense nos problemas que o consumo excessivo de proteína pode causar, ou nos possíveis danos provocados à saúde pela falta de carboidrato no organismo. O preço de pensar que um pode ser ingerido sem restrições e o outro deve ser cortado do cardápio pode ser alto.

O mesmo acontece com aqueles que pensam que treinos longos e diários são a melhor opção. Se exercitar em excesso, como mostramos, pode provocar uma fadiga muscular e, no pior dos casos, contribuir para o surgimento de lesões.

Nesse sentido, podemos afirmar que as fake news associadas à vida saudável são um desserviço à saúde. Por isso, lembre-se sempre de verificar se a informação recebida é verídica antes de compartilhá-la.

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue nos acompanhando e compartilhe com seus amigos e familiares para que eles saibam em quais mitos não devem mais acreditar. 



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